segunda-feira, 24 de junho de 2024

A missão de João Batista ilumina nosso discipulado

                                             


A missão de João Batista ilumina nosso discipulado


A passagem do Evangelho de Lucas (Lc 1,57-66) nos fala sobre o nascimento de João Batista, o maior de todos os profetas, nascido de uma mulher, como diria Jesus mais tarde (Mt 11,11).
 
O nascimento de João foi a marca da aurora de um novo dia, pois traz a promessa, recordação do que disseram os Profetas para a sua realização: João anuncia a eminente chegada do Messias.
 
Contemplamos o nascimento de João como um ato de misericórdia divina, como sugere seu nome – “O Senhor tem piedade”, pois Isabel o concebe em idade avançada, e mais, considerada estéril, como significa o seu nome (Deus é plenitude).
 
Seu pai, Zacarias, que era um sacerdote do templo, cujo nome pode ser traduzido por “O Senhor se lembrou”, ou ainda, “O Senhor recorda as Suas promessas”, é o símbolo do Povo de Israel, que durante muito tempo transmitiu, de pai para filho a lembrança das profecias da vinda do Messias:
 
Zacarias representa o verdadeiro Israel, o resto fiel que, refletindo as Escrituras e ‘recordando’ os oráculos dos Profetas, chegou a descobrir o verdadeiro rosto de Deus e pronunciou a única verdade que d’Ele se pode dizer: ‘Ele é só amor’”. (1)
 
Zacarias, que até então estivera mudo, quando do anúncio do anjo acerca do nascimento do menino, ao escrever o nome do filho no chão, como o anjo indicara, volta a falar.
 
Dá à criança um nome totalmente inesperado, significando que acabou o tempo das promessas, e chega o tempo em que se verá a realização da bondade divina, com a vinda do Messias, Jesus.
 
Com o nascimento de João, como vemos na passagem do Evangelho, contemplamos a ação do Espírito, que percorre novos caminhos que não são tão fáceis, por vezes, de serem compreendidos, mas quando acolhidos, acompanhados de silêncio, confiança e abertura de coração, são garantia de uma vida realizada e feliz.
 
O nascimento de João, portanto, é a manifestação da onipotência da bondade e misericórdia divina, que não desiste da humanidade.
 
Assim como fizera, hoje Deus nos envia como discípulos missionários do Senhor, edificando uma Igreja, verdadeiramente sinodal, em que todos somos chamados à comunhão, participação e missão, como nos falou o Papa Francisco.
 
 
 
(1) Lecionário Comentado – Editora Paulus – Vol. Advento – Natal – p.217
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário