Como Igreja sinodal, somos convocados a lançar redes em águas mais profundas (Lc 5, 1-11), a fim de que nosso Batismo seja fonte de tantas vocações indispensáveis dentro e fora dela, para que o mundo seja mais fraterno, solidário e sinal do Reino Definitivo, anunciado e inaugurado por Jesus de Nazaré.
Jamais lançaremos redes, e tão pouco em águas mais profundas, se não revitalizarmos nossa vocação na verdadeira e inesgotável fonte de amor revelada a nós nas pessoas da Santíssima Trindade. Quanto mais mergulharmos no Mistério do Amor Trinitário, muito mais viveremos nossa vocação que consiste, antes de tudo, em amar.
“A vocação é amar”. A pessoa humana é um ser no amor e para o amor. Precisa-se recuperar o autêntico sentido de vocação e ministério que, às vezes, é compreendido numa perspectiva funcionalista.
Só quem ama, porque foi amado primeiro, (cf. 1 Jo 4,10), pode ser capaz de uma plena oblatividade (atitude de serviço). Quem ama não se sente autossuficiente, mas livre para amar sem retorno, porque o impulso vem de dentro; Deus despejou em nós o seu amor e a sua força: não precisamos impor aos outros os nossos preços.
O próprio Jesus nos ama, a ponto de dar a vida por nós, porque fez a extraordinária experiência de ser o Filho amado do Pai (Lc 3,22).
Somos vocacionados (as) para o amor. Eternos aprendizes do Mandamento do Amor que Deus nos deu, tanto em relação a Ele, como em relação ao nosso próximo. Amor desinteressado; testemunhado na gratuidade; assumido na alegria pascal que não se acaba, passando pela Cruz, se necessário, como nos falou Jesus.
A maturidade e profundidade de nosso amor passam inevitavelmente pela cruz – “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia, e siga-me” (Lc 9,23).
Nossa vocação é amar, testemunhar concretamente no cotidiano, na “planície” o Amor de Deus, sobretudo se considerarmos que “... o homem contemporâneo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres; mais na experiência do que na doutrina; mais na vida e nos fatos do que nas teorias. O testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão...” (Missão do Redentor n. 42 – João Paulo II).
Retomo, também, as palavras do Papa São Paulo VI na Evangelii Nuntiandi (1975): “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, dizíamos ainda recentemente a um grupo de leigos, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.
Finalizo com um provérbio chinês que diz: “há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.
Deste modo não podemos perder nenhum momento de nossa vida; nenhuma oportunidade para concretizar nossa vocação, com gestos sinceros, alegres e profundos de amor em relação a Deus e ao próximo, consequentemente, em relação a nós mesmos e ao mundo em que vivemos.
Segundo um grande teólogo, “o testemunho é a arma sem armas, a ausência de armas que é a maior arma dos desarmados”!
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