sábado, 10 de fevereiro de 2024

Capítulo IV: O GRANDE ANÚNCIO PARA TODOS OS JOVENS

Capítulo IV
O GRANDE ANÚNCIO PARA TODOS OS JOVENS

O Papa nos apresenta o querigma, as coisas primeiras que nunca devem ser silenciadas, e que podemos retomar como objetivo de reflexão, em diversos momentos de formação, retiro etc.

São três grandes verdades que precisamos escutar sempre de novo:

1º - Deus é Amor (nn.112-117);
2º - Cristo te Salva – Ele vive!  (nn.118-129)
3º - O Espírito dá vida (nn.130-133).

Destaco os últimos parágrafos:

“Nestas três verdades (Deus ama-te, Cristo é o teu salvador, Ele vive), aparece Deus Pai e aparece Jesus. Mas, onde estão o Pai e Jesus Cristo, também está o Espírito Santo. É Ele que prepara e abre os corações para receberem este anúncio, é Ele que mantém viva esta experiência de salvação, é Ele que te ajudará a crescer nesta alegria se O deixares agir. O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e de lá, como duma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força” (n.130)

“Todos os dias invoca o Espírito Santo, para que renove em ti constantemente a experiência do grande anúncio. Porque não? Tu não perdes nada e Ele pode mudar a tua vida, pode iluminá-la e dar-lhe um rumo melhor. Não te mutila, não te tira nada, antes ajuda-te a encontrar da melhor maneira aquilo que precisas. Precisas de amor? Não o encontrarás na devassidão, usando os outros, possuindo ou dominando os outros; n’Ele, o encontrarás duma forma que te fará verdadeiramente feliz. Buscas intensidade? Não a viverás acumulando objetos, gastando dinheiro, correndo desesperadamente atrás das coisas deste mundo; chegará duma maneira muito mais bela e satisfatória, se te deixares guiar pelo Espírito Santo”. (n.131)

“Buscas paixão? Deixa-te enamorar por Ele, porque – como se lê no estupendo poema Enamora-te! (Pedro Arrupe) 
– ‘nada pode ser mais importante do que encontrar Deus, ou seja, enamorar-se d’Ele de maneira definitiva e absoluta. Aquilo de que te enamoras, prende a tua imaginação e acaba por ir deixando a sua marca em tudo. Será isso a decidir o que te arranca da cama pela manhã, o que fazes no final da tarde, como transcorres os teus fins de semana, aquilo que lês, o que conheces, aquilo que te destroça o coração e o que te faz transbordar de alegria e gratidão. Enamora-te! Permanece no amor! Tudo será diferente’.

Este amor de Deus, que se apodera apaixonadamente de toda a vida, é possível pelo Espírito Santo, porque «o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rm 5, 5)”.(n.132)

“Ele é a fonte da juventude melhor. Com efeito, quem confia no Senhor ‘é como a árvore plantada perto da água, a qual estende as raízes para a corrente; não teme quando vem o calor, e a sua folhagem fica sempre verdejante’ (Jr 17, 8). Enquanto ‘os adolescentes se cansam e se fatigam’ (Is 40, 30), aqueles que esperam, confiados no Senhor, ‘renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer’ (Is 40, 31)”.  (n.133)


Nenhum comentário:

Postar um comentário