domingo, 7 de julho de 2024

A Lei do Reino de Deus (XIVDTCA)

A Lei do Reino de Deus

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados
sob o peso dos vossos fardos, e Eu vos darei descanso.”

A Lei do Reino de Deus consiste no amor aos pobres, humildes e pequenos, assim como Jesus o fez. É o que contemplamos na passagem do Evangelho do 14º Domingo do Tempo Comum (ano A) - (Mt 11,25-30).

Oremos:

Ó Senhor, nós cremos que Vos revelastes a todos, mas os sábios, ontem e hoje, tornam, muitas vezes, ineficaz e vã a revelação de Deus, porque não abrem o coração a Vós.

Quando pregastes em nosso meio, os inteligentes e os sábios, os mestres religiosos do templo, os escribas, os fariseus, conhecedores da lei e hábeis manipuladores das tradições, embora possuindo o conhecimento da Lei, tornaram-se opressores e sobrecarregam os ombros dos pobres e dos ignorantes de pesos insuportáveis, que se quer tocaram nem com um dedo! (Lc 11, 46).

Vós, ao contrário, Senhor, chamastes a Si os que estão fatigados e oprimidos, e o jugo que lhes impusestes foi suave e o fardo leve.

Oferecestes, ontem e hoje, Vosso suave jugo, não por ser ele menos exigente, com moralidade permissiva e licenciosa, mas porque Vós, Senhor, com Vossa solidariedade e participação concreta, o tornastes leve.

Vós sois, Senhor, o primeiro dos pobres, dos simples, dos mansos, carregando, na frente, a Cruz sobre Vossos ombros.

Vossa proximidade torna suportável e leve a cruz de todos nós, Vossos discípulos missionários que Vos seguimos, no anúncio e no testemunho.

Cremos e procuramos viver a Lei do Reino de Deus, por vós anunciada e vivida, que consiste na Lei do Amor em favor dos mais pequeninos, dos mais pobres.

Cremos e Vos louvamos, Senhor, que, por Vossa ação entre nós, nos revelastes um Deus que escolhe os humildes, os simples, os ignorantes.

Aprendemos convosco a Lei do grão de mostarda, dos inícios humildes e ocultos, assim como Paulo, Vosso amigo e corajosa testemunha, o fez e proclamou aos irmãos da Comunidade de Corinto:

“Considerai, de fato, o vosso chamado, irmãos: não há entre vós muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres.

Deus escolheu o que é tolo, no mundo, para confundir os sábios; Deus escolheu o que é fraco, no mundo, para confundir os fortes, Deus escolheu o que é ignóbil e desprezado e o que nada é, para reduzir a nada as coisas que são, a fim de que ninguém possa gloriar-se diante de Deus” (1Cor 1, 26-29).

Dai-nos força, Senhor, para que, a Vosso exemplo, carreguemos o jugo da cruz, com amor e fidelidade, sem jamais esmorecer e, se quedas houver, saibamos que estais conosco neste erguer e continuar do caminho que nos leva à glória, mas que passa, necessariamente, pelo carregar da cruz de cada dia, acompanhado de renúncias de nós mesmos, para maior disponibilidade a Vós; e nos pobres e pequenos, Vos amar e servir. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário