quinta-feira, 24 de outubro de 2024

“Enraizados no Amor do Senhor”

                                                            

“Enraizados no Amor do Senhor”

“Que Cristo habite pela fé em vossos corações
e que sejais arraigados e fundados no Amor.” (Ef 3,17)

Procedentes da Sagrada Escritura, de modo geral, as Orações da Igreja são sempre fundamentais. Retomo a Oração depois da Comunhão, elevada na Solenidade de São Pedro e São Paulo, por sua beleza e pelo quanto nos inspira e fortalece como discípulos missionários do Senhor:

“Concedei-nos, ó Deus, por esta Eucaristia, viver de tal modo na Vossa Igreja que, perseverando na Fração do Pão e na Doutrina dos Apóstolos, e enraizados no Vosso Amor, sejamos um só coração e uma só alma. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!”

O início da Oração, assim como a parte final (“um só coração e uma só alma”), nos remete a Atos dos Apóstolos (At 2,42-45), em que Lucas nos apresenta uma comunidade perseverante na Doutrina dos Apóstolos, Fração do Pão, Comunhão Fraterna e Oração.

A parte que ora retomo nos remete à Oração do Apóstolo Paulo, que se encontra na Epístola aos Efésios (Ef 3,14-21), de modo específico no versículo 17: “enraizados no Amor do Senhor”

Assim como Pedro e Paulo, todo discípulo missionário do Senhor deve ter os mesmos propósitos das primeiras comunidades, tão bem descrito por Lucas, e, de modo especial, precisa ser enraizado e alicerçado no Amor do Senhor.

Sem este enraizamento, fundamentação, precedido pelo encontro do Senhor, o caminho se abrevia porque se torna impossível de seguir. Faltará coragem, fidelidade, confiança e a certeza de Sua presença que caminha conosco.

Faltará a experiência mais bela e motivadora que se precisa para seguir o Senhor: deixar-se envolver pelo Seu Amor e ternura.

A seiva de Seu Amor é imprescindível para que não morramos, não sucumbamos diante das dificuldades que possam surgir no caminho.

Somente enraizados em Seu Amor, revigorados quotidianamente na Eucaristia, com a força e luz de Sua Palavra, é que as trevas são iluminadas, nossas fraquezas n’Ele encontram força; nossa miséria é acolhida por Sua misericórdia.

Somente enraizados no Amor do Senhor é que cuidaremos melhor de nós mesmos, de nossas famílias, de nossas comunidades, do meio em que vivemos...

Somente enraizados no Amor do Senhor é que daremos passos seguros, carregando com fidelidade nossa cruz, rumo à glória futura, dando conteúdo e verdade às palavras do Bispo Santo Irineu: “A glória de Deus é o homem vivo. E a vida do homem é a visão de Deus”.

Somente assim, enraizados no Amor do Senhor, vamos sentindo Sua presença, até que um dia possamos vê-Lo face a face. 


PS: apropriado para a passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 3,14,21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário