domingo, 20 de outubro de 2024

“Batismo e Cruz, Cálice e Paixão” (XXIXDTCB)

                                                              

“Batismo e Cruz, Cálice e Paixão”

Sejamos enriquecidos pela Catequese Batismal do Bispo e Doutor da Igreja, São João Crisóstomo (séc. V).

“Escuta, pois, o que diz Paulo, como declara as duas coisas a respeito do batismo, a saber: que é morte do pecado e cruz. Ou ignorais que todos os que foram batizados em Cristo, fostes batizados em sua morte? E novamente: Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Ele, para que seja reduzido à impotência o corpo outrora subjugado ao pecado.

Sem dúvida, para que, ao escutar ‘morte’ e ao ouvir ‘cruz’ não tenhas medo, acrescentou que a cruz é morte do pecado. Percebes de que maneira o Batismo é cruz? Pois sabe que também Cristo chamou Batismo a cruz, dando-te e tomando, ao invés, o nome de Batismo. Teu Batismo o chamou ‘cruz’. ‘Minha cruz’ – diz – a chamo Batismo’.

E onde diz isto? Eu tenho um Batismo para ser batizado que vós não conheceis. E de onde tiramos a evidência de que está falando da cruz?

Os filhos de Zebedeu se aproximaram d’Ele, ou melhor, a mãe dos filhos de Zebedeu, que disse: Deixa que estes meus dois filhos se sentem um a Tua direita e o outro a Tua esquerda em Teu Reino. É o pedido de uma mãe, ainda que insensata. E o que responde Cristo?

Podeis beber o cálice que Eu vou beber, e ser batizados com o Batismo com que Eu serei batizado? Estais vendo como chamou Batismo a cruz? De onde se tira essa evidência? Podeis, diz, beber o cálice que Eu vou beber? Chama cálice a Sua paixão, e por isso diz: Pai, se é possível afasta de mim este cálice.

Percebes como chamou Batismo a cruz e cálice a Sua paixão? Contudo, os chamou assim não porque Ele mesmo Se purificasse – como iria fazê-lo, de fato, Aquele que não fez pecado, nem houve engano em Sua boca? -, mas porque o Sangue que dali corria purificava o universo inteiro.

E por esta razão diz também Paulo: Fomos sepultados juntamente com Ele por uma morte semelhante a Sua, por meio do batismo...

Não disse: na morte, mas, à semelhança de Sua morte: Aquela é morte, de fato, e esta é morte, porém, não do mesmo modo: existe uma, do corpo; a outra, do pecado. Daí a semelhança da morte.

Então, o quê?! Somente morremos com o Senhor, e somente nos unimos a Ele nas coisas tristes? Antes de tudo: nem sequer isto é triste, o ter parte na morte com do Senhor.

Contudo, espera um pouco e verás que também tens parte com Ele nas coisas que gratificam. Se morrermos com Ele, diz, cremos que também viveremos com Ele. Se no Batismo e ao mesmo tempo estão juntas sepultura e ressurreição, deixa abaixo o velho homem e assume o novo e ressuscita, como Cristo ressurgiu dos mortos para a glória de Deus Pai”. (1)

Sejamos fortalecidos pela graça divina, para que vivamos o Batismo, que nos concedeu vida nova, com fidelidade no carregar da cruz cotidiana, configurados ao Senhor em Seu Mistério de Paixão e Morte de Cruz.

Vivendo este Mistério, avançamos para águas mais profundas de nossa missão, bebendo e nos nutrindo do Cálice do Senhor, bebendo e comendo de Seu Corpo e Sangue, alimentos salutares indispensáveis para nós.

(1) Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 - pp.491-492

Nenhum comentário:

Postar um comentário