quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Jesus Cristo: Divina Fonte de Salvação e de Vida Verdadeira

 


Jesus Cristo: Divina Fonte de Salvação e de Vida Verdadeira

Reflexão à luz do tratado sobre o admirável Coração de Jesus, de São João Eudes, presbítero (Séc. XVII).

“Rogo-te medites que nosso Senhor Jesus Cristo é tua verdadeira Cabeça e tu, um de Seus membros. Ele está em relação a ti como a cabeça com os membros. Tudo que é d’Ele, é teu: espírito, coração, corpo, alma e todas as faculdades. São para que os uses como se fossem teus, a fim de que, servindo-O, tu o louves, O ames e glorifiques. Por teu lado, tu lhe és como membro para a Cabeça. Por isto deseja com ardor usar todas as tuas faculdades como d’ele, para servir e glorificar o Pai.

Mas não apenas ele é teu, porém, quer também estar em ti, vivendo e reinando em ti, tal como a cabeça vive e reina em seus membros. Quer, pois, que tudo o que nele existe, viva e reine em ti.

Assim o seu espírito em teu Espírito, o seu coração em teu coração, todas as faculdades de Sua alma em tuas faculdades, a ponto de se cumprirem em ti estas palavras: Glorificai e trazei a Deus em vosso corpo; bem como manifeste-se a vida de Jesus em vós (1Cor 6,20). Não somente és para o Filho de Deus, mas nele deves existir como os membros, na cabeça.

Tudo quanto há em ti, nele tem de ser inserido, e deves receber d’Ele a vida e ser por ele guiado. Não terás vida verdadeira, a não ser n’Ele, única fonte da verdadeira vida.

Fora d’Ele só encontras morte e perdição. Seja Ele o único princípio de teus movimentos, ações e forças de tua vida. D’Ele e para ele tens de viver para realizares as palavras: Nenhum de nós vive para si ou para si morre; se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Vivos ou mortos somos do Senhor. Para isto Cristo morreu e ressuscitou, para ser o Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14,7-9).

És enfim um só com Jesus, como os membros são uma só coisa com a cabeça. Portanto deves ter com Ele um só espírito, uma só alma, uma vida, uma vontade, uma intenção, um só coração. E Ele será teu espírito, coração, amor, vida, e tudo o que é teu.

Para os cristãos estas grandes realidades têm origem no Batismo. Mas aumentam e se fortalecem pela Confirmação e boa prática das outras graças de que Deus lhes dá participarem. E tudo isto ele aperfeiçoa principalmente pela Santa Eucaristia.”

Oportuna a reflexão para aprofundamento sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Que Deus nos conceda a graça de viver os Sacramentos recebidos, cada vez mais configurados e unidos a Jesus Cristo, a Divina Fonte de Salvação e Vida Verdadeira, como discípulos missionários Seus, membros de uma Igreja Sinodal, peregrinando com confiança e na esperança de um  novo céu e uma nova terra. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário