quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Com Maria, sejamos sim para Deus

                                                               

Com Maria, sejamos sim para Deus

À luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 1,26-38), refletimos sobre o Projeto de Salvação que Deus tem para todos os povos, a ser realizado por meio de Jesus Cristo, como nos fala o Apóstolo Paulo (Rm 16,25-27), com o Sim de Maria para a sua Encarnação.

Com Jesus Cristo, por Sua vida, com Suas palavras, gestos, sobretudo com Sua Morte e Ressurreição, nos tornamos partícipes da herança.

No diálogo do anjo Gabriel com Maria, contemplamos o sim de uma jovem para a realização deste Projeto de Salvação.

De uma aldeia, de um lugar insignificante, Deus quis nascer e inaugurar uma nova história, contando com a participação de uma simples jovem, desconhecida do povo. Ele não nasceu em palácios nem de notáveis.

Jesus nascendo de Maria por obra do Espírito Santo, contando também com a participação de José, Deus lhe confere a descendência real da estirpe de Davi.

Voltemo-nos para Maria: Ela é cheia de graça, segundo o anjo, porque é objeto da predileção divina. “O Senhor está contigo”, significa que é vocacionada pelo Pai e conta com a ação e assistência do Espírito Santo. Maria é amada, escolhida, e tem papel fundamental no Projeto Divino.

Contemplemos a forma como Maria vai acolhendo em seu coração a vontade de Deus: diálogo sincero, aberto, sem máscaras, coloca nas mãos do anjo mensageiro de Deus suas dúvidas, medos, incertezas.

Maria embarca numa aventura de amor, consciente, confiante e totalmente disponível, mais ainda, em disponibilidade incondicional.

Maria é simplesmente um sim incondicional ao Projeto de Deus, com confiança plena e incontestável.

O diálogo com o Anjo possibilita, também, a contemplação da onipotência divina que conta, paradoxalmente, com a fragilidade humana, sintetizada de modo muito especial na figura de Maria.

Reflitamos:

-   Qual é a minha disponibilidade de participação neste Projeto Divino de Salvação?
-   Deus pode contar comigo em Seu projeto de Salvação?

-   Qual a intensidade de esperança, alegria e gratidão por ser participante deste Projeto?
-   Como tem sido a minha preparação para acolhida do Verbo?

-   Qual é a profundidade da comunhão e sintonia com Deus e a Sua vontade em minha vida?
-   Dou um sim incondicional para que a vontade de Deus se cumpra?

Pelo sim de pessoas tão humildes e pobres, atentas à vontade de Deus, Jesus entra na História da Salvação da humanidade.

Como Igreja, tenhamos a fecundidade do Espírito, a exemplo de Maria, que acolheu o Verbo e exultou de alegria, como mãe de uma geração santa e irrepreensível na concretização da vontade divina, como instrumentos do Seu Reino.

Contemplemos a presença do “Senhor Onipotente” em nosso meio, contando conosco, mesmo com nossas imperfeições, fraquezas, como servos inúteis que o somos.

Que o Sim de Maria ressoe no mais profundo de nós:
Eis aqui a serva do Senhor, faça-se
em mim conforme Sua Palavra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário