Vivamos com equilíbrio, justiça e piedade
No dia 26 de janeiro, celebramos a Memória de dois bispos da Igreja, São Timóteo e São Tito, discípulos e colaboradores de São Paulo
Timóteo nasceu em Listra, na Ásia Menor, de mãe judia e pai gentio, e converteu-se na primeira viagem de São Paulo àquela cidade. Destacou-se pela fidelidade com que seguia o Apóstolo; devia ser muito jovem quando São Paulo pediu aos cristãos de Corinto que o tratassem com respeito, e ainda não tinha muitos anos quando foi nomeado bispo de Éfeso. A tradição diz que morreu mártir nesta cidade.
Tito foi um dos discípulos mais apreciados por São Paulo. Filho de pais pagãos, foi convertido pelo próprio Apóstolo. Assistiu com ele e com Barnabé ao Concílio de Jerusalém. Nas Epístolas de São Paulo, aparece como um homem cheio de coragem e firmeza contra os falsos mestres e as doutrinas errôneas que já começavam a aparecer. Morreu, quase centenário, por volta do ano 105”.
Na passagem da Carta de Paulo a Tito, proclamada no Natal do Senhor (Missa da Noite), o Apóstolo nos apresenta a face de um Deus que comunica a Sua graça a todos, oferecendo a Salvação, conduzindo a todos para uma vida feliz e verdadeira (Tt 2,11-14).
O Nascimento de Jesus reorienta o curso da História e o sentido de nossas vidas, de modo que, acolhê-lo como nosso Salvador, d’Ele, tornar-se um discípulo, exigirá que vivamos com equilíbrio, justiça e piedade, renunciando ao mal, como tão bem nos exorta o Apóstolo Paulo escrevendo a Tito.
Seja a nossa vida pautada por estas palavras, com sua densidade salutar e inesgotável: equilíbrio, justiça e piedade.
Em todos os momentos deste ano, nossos pensamentos e ações sejam iluminados por esta exortação, e tão somente assim, teremos vida plena e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário