“A Família é o coração da nova Evangelização”
A Família é o coração da nova Evangelização, portanto, Santuário de fé e vida, base e futuro da sociedade.
Renovemos nosso olhar de confiança e esperança, vendo a família como uma espécie de Igreja Doméstica, como nos ensina a “Lumen Gentium” (n.11).
Temos na Igreja preciosos momentos para evangelização e fortalecimento das famílias, para que sejam reflexo da melhor comunidade: a Santíssima Trindade.
Entre eles, o ECC (Encontro de Casais com Cristo), sob a iluminação do Espírito Santo, que assiste e acompanha a Igreja em todos os momentos, deve ser norteado pelos princípios do próprio ECC: doação, pobreza, simplicidade, alegria e Oração.
Pelo Espírito, iluminados e inflamados de amor, as equipes se encontram, multiplicam reuniões, momentos de oração, nutrem e revigoraram o Sacramento do Matrimônio celebrado, fortalecem os laços fraternos, sentindo o júbilo do serviço feito por amor a Jesus, que Se faz presente em cada casal que faz o Encontro.
A Palavra de Deus, como semente lançada nos férteis corações, deve florescer e frutificar, para que a família seja um belo jardim de flores e frutos Pascais de vida: amor, alegria, paz, paciência, bondade, generosidade, fé, humildade e domínio de si mesmo, como nos fala o Apóstolo Paulo (Gl 5,22).
Pelo Espírito, fortalecidos e renovados, o ECC não termina, porque os encontros deverão continuar, a fim de que a vinha do Senhor seja enriquecida com novos operários, não importando se chamados na primeira ou undécima hora (Mt 20, 1-16).
Pelo Espírito, sempre assistidos e animados em cada Banquete Eucarístico, alimentados pelo próprio Jesus, presente no Pão e no Vinho, Verdadeira Comida e Bebida, para nos Salvar.
Pelo Espírito, iluminadas e conduzidas, todas as famílias viverão o que rezou o Salmista: “Fidelidade e verdade se encontram, justiça e paz se beijam. A verdade brotará da terra, e a justiça se inclinará lá dos céus. Javé, Ele mesmo, nos dará o que é bom e nossa terra dará sua colheita. A justiça andará à frente d’Ele, a fim de lhe preparar o caminho para seus passos” (Sl 85, 11-14).
Tão somente assim, iluminados pela Palavra Divina e alimentados pelo Pão da Eucaristia, faremos da família, Igreja doméstica, e toda Igreja, um espaço do Pão da Palavra, Pão da Eucaristia e Pão da Caridade, e, deste modo, ela será o coração da nova evangelização, a aurora de um mundo novo, um Santuário onde a luz de Deus jamais se apaga, e a vida plena se alcança.
Urge, portanto, que na família se vivam relações fundamentadas na fé, inflamadas pela chama da caridade. E, assim, a vida floresça e a família se torne, de fato, base e futuro da sociedade.
Evidentemente, temos outros movimentos e trabalhos com a Família, e todos eles nascem e se voltam para a Eucaristia, com a mesma assistência e iluminação do Espírito.
É tempo de evangelizar e santificar nossas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário