domingo, 24 de dezembro de 2023

“A santa viagem” (IVDTAC) (22/12)

                                                                  Resultado de imagem para visitação de maria a isabel

“A santa viagem”

No 4º Domingo do Advento, (Ano C), ouvimos a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 1,39-45), em que contemplamos a visita de Maria à sua prima Isabel.

Sejamos enriquecidos por este comentário do Lecionário Comentado:

“Cada cristão, de fato, sabe que na obra de Deus é que reside a felicidade, e por isso julgará qualquer outra coisa indigna em comparação com ela e decidirá no seu coração – como Maria – fazer a ‘santa viagem’.

Uma viagem em direção a um mundo novo onde o sonho se torna realidade, onde todos os membros se põem em movimento pela vida que os atravessa.

O mundo em que vivemos está apagado na alma, rico à superfície, mas, por dentro, despojado como um cadáver.

Os cristãos não podem renunciar a entrar no dom de Deus, testemunho de vida e de paz”. (1)

Com Maria, haveremos de reaprender a fazer esta “santa viagem” sempre, indo ao encontro dos que mais precisam, assim como ela fez, indo ao encontro de sua prima, grávida em idade avançada.

Com Maria, reaprender a nos colocar como ela fez: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a uma cidade da Judeia” (Lc 11,39).

Com ela, reaprendemos a prontidão, o vencer as dificuldades que possam surgir no caminho, e não adiar o bem que pode ser feito, pois nisto consiste a verdadeira felicidade: colocar-se totalmente nas mãos de Deus e realizar a Sua vontade, como ela o fez.

Com ela, reaprender o canto da esperança dos pobres, o canto do Magnificat, que ela com sua prima cantou, envolvidas num clima de fé autêntica em Deus, confiantes em Sua Divina Onipotência e misericórdia.

Com Maria, como Igreja que somos, ser, verdadeiramente, uma Igreja em saída, decididamente missionária, que jamais se instala em suas seguranças e espaços, como nos convida o Papa Francisco.

Embora os tempos sejam difíceis, as “montanhas das dificuldades cruzem nossos caminhos”, não podemos desertar desta “santa viagem”, tendo a certeza de que Ela caminha conosco, assim como Seu Filho, cujo Natal vamos celebrar.

Celebrar o Natal do Senhor consiste, portanto, sair de nós mesmos, pôr-se a caminho, numa santa viagem de compromisso com a Boa-Nova do Reino, conduzidos e assistidos pelo Santo Espírito.

Oremos:

“Senhor, dai-nos a coragem da paz. Despertai no nosso corpo e nos nossos corações o sentimento da urgência de fazer a Vossa vontade.

Ensinai-nos a compreender que nada vale a pena no mundo, que não seja a obra da paz.

Dai-nos ouvidos para escutar e pés para caminhar em direção aos outros e juntamente com eles, juntamente Convosco e em direção a Vós” . (2)
Amém.


(1) (2) Lecionário Comentado – Vol. Tempo do Advento/Natal – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – p.182

Nenhum comentário:

Postar um comentário