terça-feira, 2 de janeiro de 2024

A graça do Sacramento do Batismo

 


A graça do Sacramento do Batismo

Retomemos os primeiros parágrafos sobre o Sacramento no Batismo, no Catecismo da Igreja Católica (1).

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (“vitae spiritualis ianua” – porta da vida espiritual”).

Este Sacramento é a porta que dá acesso aos outros sacramentos, e por meio dele, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus.

Deste modo, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.

Ensina-nos a Igreja: “Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo” – O Batismo pode definir-se como o Sacramento da regeneração pela água e pela Palavra”.

Denomina-se batismo por causa do rito central com que se realiza: batizar (baptízeín, em grego) que significa “mergulhar”, “imergir’.

Esta imersão na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela Ressurreição com Ele, Jesus Cristo, como uma “nova criatura” (cf. 2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

Também chamado de “banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (cf. Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (cf. Jo 3, 5).

Este banho também é chamado de iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento [catequético] ficam com o espírito iluminado (São Justino).

O Batizado tendo recebido no Batismo o Verbo, a “luz verdadeira que ilumina todo o homem” (cf. Jo 1,9), “depois de ter sido iluminado” (cf. Hb 10,32), torna-se “filho da luz” (cf. 1 Ts 5,5), e ele próprio uma luz (cf. Ef 5,8):

O Catecismo nos apresenta o Batismo como o mais belo e magnífico dos dons de Deus.

Também é chamado de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso:

- Dom: porque é conferido àqueles que nada trazem;

- Graça:  porque é dado mesmo aos culpados;

- Batismo:  porque o pecado é sepultado nas águas;

- Unção: porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos);

- Iluminação: porque é luz irradiante;

- Veste: porque cobre a nossa vergonha;

- Banho: porque lava;

- Selo: porque nos guarda e é sinal do Senhorio de Deus (S. Gregório de Nazianzeno).

Com esta introdução, continuemos a leitura e aprofundamento dos parágrafos 1217-1284.

Vivamos, portanto, cada dia, a graça do Batismo que recebemos, sendo sal da terra e luz do mundo, fermento na massa.

Viver o Batismo, selados pelo Espírito, é fazer resplandecer a luz de Deus onde quer que vivamos, como discípulos missionários do Senhor.

 

(1) Catecismo da Igreja Católica n.1213-1216

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