Tomemos nossa cruz de cada dia e sigamos o Senhor
Com a Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a Semana Santa, uma semana de intensa e profunda oração para os cristãos.
Como que num longo retiro espiritual, acolher, aclamar, caminhar com Jesus; vivificar a nossa fé, revigorar a nossa esperança e fortalecer a caridade, que nos impele no testemunho de Cristo Glorioso, Ressuscitado.
A Semana Santa é um convite ao mergulho na misericórdia divina, vivendo uma vida nova, marcada por atitudes de amor, serviço, entrega da vida, numa doação incondicional e total, na prática das virtudes corporais e espirituais, a saber:
Obras de misericórdia corporais:
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.
Obras de misericórdia espirituais:
1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.
(Catecismo de S. Pio X. - Capítulo IV - "Das obras de misericórdia")
Semana Santa bem celebrada, leva-nos a reassumir o Projeto do Reino pelo qual Jesus deu a Sua vida: o amor aos pequenos, aos pobres, contra tudo o que fere e elimina a vida.
Saciados e envolvidos pelo infinito amor de Deus, sermos testemunhas vivas e credíveis deste mesmo amor, opondo-nos a todos os sinais de morte, por amor, para que a vida esteja em nós.
Façamos desta semana uma semana diferente, a Semana Maior, uma Santa Semana Santa, marcada pelo recolhimento, silêncio, reflexão, aprofundamento espiritual à luz da Palavra de Deus para maior fidelidade, e assim trilharmos o caminho da autêntica felicidade.
Tomemos nossa cruz de cada dia, sigamos atrás de Jesus até o fim, para que sejamos merecedores da eternidade. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário