Paróquia Santo Antônio do Gopoúva:
40 anos sob a ação do Espírito Santo
Muitos são os acontecimentos que nos motivarão e nos iluminarão em mais um ano de evangelização.
O primeiro deles, vivendo sob os efeitos da graça do Ano da Misericórdia, que embora encerrado e a Porta Santa fechada, não se fechou a porta da misericórdia do nosso coração, que permanece sempre aberta, como nos falou o Papa Francisco, temos o Ano Nacional Mariano em que celebramos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida, a Padroeira do Brasil, e que nos acompanha em todos os momentos da história.
Importante também intensificarmos a acolhida e o estudo do Documento n. 105, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobre a missão dos cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, a fim de que sejam sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14).
Urge a concretização das propostas da 10ª Assembleia Diocesana à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil - 2015-2019 (Doc. 102 - CNBB), a fim de que evangelizemos com zelo, amor e alegria.
- PRIMEIRA URGÊNCIA: Igreja em Estado Permanente de Missão. AÇÕES propostas: ação: fortalecer o Ministério da Visitação, assim como criar ou fortalecer os COMIPA(s) (Conselho Missionário Paroquial) e COMIDI (Comissão Missionária Diocesana).
- SEGUNDA URGÊNCIA: Igreja - Casa da Iniciação à Vida Cristã. AÇÕES propostas: implantação do RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos); elaboração de um Diretório da Pastoral Catequética, bem como o fortalecimento da Escola Diocesana de Catequese.
- TERCEIRA URGÊNCIA: Igreja - Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. AÇÕES propostas: intensificar a prática da Lectio Divina; (Leitura Orante), criar ou fortalecer a Escola da Palavra nas Foranias; fortalecer a Escola de Ministério, já existente em nossa Diocese.
- QUARTA URGÊNCIA: Igreja - Comunidade De Comunidades. AÇÕES propostas: fortalecer a Pastoral de Conjunto, e seus Conselhos; avançar na setorização das Paróquias.
- QUINTA URGÊNCIA: Igreja - A Serviço da Vida Plena Para Todos. AÇÕES propostas: Formação e Aplicação da DSI - Doutrina Social da Igreja -; intensificar a participação social e política dos cristãos leigos na construção de Políticas Públicas justas.
Finalmente, celebraremos e exultaremos de alegria pelo aniversário da criação da Paróquia (06/01/1977), e de sua instalação (14/01/1977). São quarenta anos de história para celebrarmos no altar do Senhor, em comunhão com todos os que fazem parte desta história, inclusive os que já na glória da eternidade se encontram.
Iluminadoras são para nós as palavras do Presbítero Santo Hipólito (séc. III):“Creiamos no Pai como Ele quer ser acreditado; glorifiquemos o Filho como Ele quer ser glorificado; e recebamos o Espírito Santo como Ele quer Se dar a nós”.
Exortamos que, envolvidos pelo amor e comunhão da Santíssima Trindade, continuemos a trilhar nosso caminho, escrevendo novas linhas como Igreja a serviço do Reino de Deus, para que todos tenhamos vida plena e feliz.
PS: Apresentação para o Planejamento Paroquial 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário