quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Rezando com os Salmos - Salmo 17 (18)

 


Com o Senhor, mais que vencedores

“– 1 Do mestre de canto. De Davi, servo de Deus, que dirigiu as palavras deste cântico, quando Deus o libertou de todos os seus inimigos e da mão de Saul. Ele disse:

– 2 Eu Vos amo, ó Senhor! Sois minha força,
-   3 minha rocha, meu refúgio e Salvador!
= Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
minha força e poderosa salvação,
sois meu escudo e proteção: em Vós espero!

– 4 Invocarei o meu Senhor: a Ele a glória!
e dos meus perseguidores serei salvo!
– 5 Ondas da morte me envolveram totalmente,
e as torrentes da maldade me aterraram;
– 6 os laços do abismo me amarraram
e a própria morte me prendeu em suas redes.

– 7 Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e elevei o meu clamor para o meu Deus;
– de Seu Templo Ele escutou a minha voz,
e chegou a Seus ouvidos o meu grito.

  – 8 a terra toda estremeceu e se abalou,
os fundamentos das montanhas vacilaram
e se agitaram, porque Deus estava irado.
= 9 De Seu nariz fumaça em nuvens se elevou,
da boca saiu fogo abrasador
dos Seus lábios, carvões incandescentes.

– 10 Os céus Ele abaixou e então desceu,
pousando em nuvens pretas os Seus pés.
– 11 Um querubim O conduzia no Seu voo,
sobre as asas do vento Ele pairava.

– 12 Das trevas fez um véu para envolver-Se,
escondeu-Se em densas nuvens e água escura.
– 13 No clarão que procedia de Seu rosto,
carvões incandescentes se acendiam.

– 14 Trovejou dos altos céus o Senhor Deus,
o Altíssimo fez ouvir a Sua voz;
– 15 e, lançando as Suas flechas, dissipou-os,
dispersou-os com Seus raios fulgurantes.

– 16 Até o fundo do oceano apareceu,
e os fundamentos do universo foram vistos,
– ante as Vossas ameaças, ó Senhor,
e ao sopro abrasador de Vossa ira.

– 17 Lá do alto Ele estendeu a Sua mão
e das águas mais profundas retirou-me;
– 18 libertou-me do inimigo poderoso
e de rivais muito mais fortes do que eu.

– 19 Assaltaram-me no dia da aflição,
mas o Senhor foi para mim um protetor;
– 20 colocou-me num lugar bem espaçoso:
o Senhor me libertou, porque me ama.

– 21 O Senhor recompensou minha justiça
e a pureza que encontrou em minhas mãos,
– 22 pois nos caminhos do Senhor eu caminhei,
e de meu Deus não me afastei por minhas culpas.

– 23 Tive sempre à minha frente os Seus preceitos,
e de mim não afastei Sua justiça.
– 24 Diante d’Ele tenho sido sempre reto
e conservei-me bem distante do pecado.
– O Senhor recompensou minha justiça
e a pureza que encontrou em minhas mãos.

– 25 Ó Senhor, Vós sois fiel com o fiel,
sois correto com o homem que é correto;
– 26 sois sincero com aquele que é sincero,
mas arguto com o homem astucioso.
– 27 Pois salvais, ó Senhor Deus, o povo humilde,
mas os olhos dos soberbos humilhais.

– 29 Ó Senhor, fazeis brilhar a minha lâmpada;  
ó meu Deus, iluminai as minhas trevas.
– 30 Junto convosco eu enfrento os inimigos,
com Vossa ajuda eu transponho altas muralhas.


– 31 São perfeitos os caminhos do Senhor,
Sua Palavra é provada pelo fogo;
– nosso Deus é um escudo poderoso
para aqueles que a Ele se confiam.

– 32 Quem é deus além de Deus nosso Senhor?
Quem é Rochedo semelhante ao nosso Deus?
– 33 Foi esse Deus que me vestiu de fortaleza
e que tornou o meu caminho sem pecado.

– 34 Tornou ligeiros os meus pés como os da corça
e colocou-me em segurança em lugar alto;
– 35 adestrou as minhas mãos para o combate,
e os meus braços, para usar arcos de bronze.

= 36 Por escudo Vós me destes Vossa ajuda;
com a Vossa mão direita me amparastes,
e a Vossa proteção me fez crescer.
– 37 Alargastes meu caminho ante meus passos,
e por isso os meus pés não vacilaram.

– 38 Persegui meus inimigos e alcancei-os,
não voltei sem os haver exterminado;
– 39 esmaguei-os, já não podem levantar-se,
e debaixo dos meus pés caíram todos.

– 40 Vós me cingistes de coragem para a luta
e dobrastes os rebeldes a meus pés.
– 41 Vós fizestes debandar meus inimigos,
e aqueles que me odeiam dispersastes.

– 42 Eles gritaram, mas ninguém veio salvá-los;
os seus gritos o Senhor não escutou.
– 43 Esmaguei-os como o pó que o vento leva
e pisei-os como a lama das estradas.

– 44 Vós me livrastes da revolta deste povo
e me pusestes como chefe das nações;
– serviu-me um povo para mim desconhecido,
45 mal ouviu a minha voz, obedeceu.

= Povos estranhos me prestaram homenagem,
46 povos estranhos se entregaram, se renderam
e, tremendo, abandonaram seus redutos.

– 47 Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo!
E louvado seja Deus, meu Salvador!
– 48 Porque foi Ele, o Senhor, que me vingou
e os povos submeteu ao meu domínio;

= libertou-me de inimigos furiosos,
49 me exaltou sobre os rivais que resistiam
e do homem sanguinário me salvou.
–50  Por isso, entre as nações, Vos louvarei,
cantarei salmos, ó Senhor, ao Vosso nome.

= 51 Concedeis ao Vosso rei grandes vitórias
e mostrais misericórdia ao Vosso Ungido,
a Davi e à sua casa para sempre.”

O Salmo 17(18) é uma ação de graças pela salvação e pela vitória, e poderemos rezá-lo agradecendo a Deus, sempre presente em nossos combates cotidianos, sem o quê, não teríamos razão alguma para manter viva a esperança de um novo tempo, ou vitória. No entanto, como afirmou Paulo, com Cristo, somos mais que vencedores:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, angústia, a perseguição, a fome, a nudez, os perigos, a espada? Segundo está escrito: ‘Por sua causa somos postos à morte o dia todo, somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas em tudo isto somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou.” (cf. Rm 8,35-37).

Nada nos separará da Verdadeira Videira

                                                        

Nada nos separará da Verdadeira Videira

“Quem nos separará do amor de Cristo”

Sejamos enriquecidos pelo Comentário do Bispo São Cirilo de Alexandria (séc. V) sobre a passagem do Evangelho de João, em que Jesus Se apresenta como a Videira e nós os ramos (cf. Jo 15).

“Querendo mostrar a necessidade de estarmos unidos a Ele pelo amor, e a grande vantagem que nos vem desta união, o Senhor afirma que é a Videira. Os ramos são os que, já se tornaram participantes da Sua natureza pela comunicação do Espírito Santo. De fato, é o Espírito de Cristo que nos une a Ele.

A adesão a esta Videira nasce da boa vontade; a união da Videira conosco procede do Seu afeto e natureza. Foi, de fato, pela boa vontade que nos aproximamos de Cristo, mediante a fé; mas participamos da Sua natureza por termos recebido d’Ele a dignidade da adoção filial. Pois, segundo São Paulo, quem adere ao Senhor torna-se com Ele um só Espírito (1Cor 6,17).

Do mesmo modo, o autor sagrado, noutro lugar da Escritura, dá ao Senhor o nome de alicerce e fundamento. Sobre Ele somos edificados como pedras vivas e espirituais, para nos tornarmos, pelo Espírito Santo, habitação de Deus e formarmos um sacerdócio santo. Entretanto, isto só será possível se Cristo for nosso fundamento. A mesma coisa vem expressa na analogia da videira: Cristo afirma ser ele próprio a Videira e, por assim dizer, a mãe e a educadora dos ramos que dela brotam.

N’Ele e por Ele, fomos regenerados no Espírito Santo, para produzirmos frutos de vida, não da vida antiga e envelhecida, mas daquela vida nova que procede do amor para com Ele. Esta vida nova, porém, só poderemos conservá-la se nos mantivermos perfeitamente inseridos em Cristo, se aderirmos fielmente aos santos Mandamentos que nos foram dados, se guardarmos com solicitude este título de nobreza adquirida e se não permitirmos que se entristeça o Espírito que habita em nós, quer dizer, Deus que por Ele mora em nós.

O evangelista João nos ensina sabiamente de que modo estamos em Cristo e Ele em nós, quando diz: A prova de que permanecemos com Ele, e Ele conosco, é que Ele nos deu o Seu Espírito (1Jo 4,13).

Assim como a raiz faz chegar aos ramos a sua seiva natural, também o Unigênito de Deus concede aos homens, sobretudo aos que lhe estão unidos pela fé, o Seu Espírito. Ele os conduz à santidade perfeita, comunica-lhes a afinidade e parentesco com Sua natureza e a do Pai, alimenta-os na piedade e dá-lhes a sabedoria de toda virtude e bondade.”

Vivendo intensamente o Tempo Pascal, renovamos a graça de pertencermos à Videira do Pai, que é Jesus Cristo, e nela somos ramos que se nutrem da “seiva natural”, que é o próprio Espírito, que nos ilumina e nos enriquece com todos os dons.

É o Espírito a linfa vital que garante a fecundidade de nossa fé, a fim de que produzamos saborosos frutos Pascais na família, na comunidade e em todos os lugares.

É o Espírito que o Senhor prometeu e nos envia sempre, para que renovemos a alegria e o ardor na missão a nós confiada, sem desânimo, apesar das inúmeras dificuldades que possamos enfrentar.

Fiquemos para sempre unidos à Videira, como sagrados ramos do Pai e com a Seiva do Espírito, tenhamos coragem de suportar as podas necessárias, que são a expressão dos despojamentos e enriquecimentos, quedas e erguimentos, próprios da condição humana.

Absolutamente nada nos separará desta Videira, como tão bem expressou o Apóstolo (Rm 8,31-39).

Nada façamos sem Deus...

                                                     


Nada façamos sem Deus...

“Porque, sem o Criador, a criatura se reduz a nada”

A luz da A Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” (Vaticano II), sobre a Igreja no mundo de hoje, reflitamos sobre a concepção da atividade humana nas construções de um mundo mais humano, solidário e fraterno.

“A atividade humana origina-se no homem e para o homem se ordena. De fato, ao trabalhar, o homem não apenas modifica os seres e a sociedade, mas aperfeiçoa-se a si também. Aprende muitas coisas, desenvolve suas faculdades, sai de si mesmo e se supera.

Este crescimento, se bem entendido, vale muito mais que toda a riqueza que possa ajuntar. O homem vale mais pelo que é do que pelo que tem.

Igualmente, tudo quanto os homens fazem para obter maior justiça, fraternidade mais larga e uma ordem mais humana nas relações sociais, tem maior valor do que os progressos técnicos. Estes podem proporcionar base material para a promoção humana, mas, por si sós, não conseguem realizá-la.

Esta é, pois, a norma da atividade humana: que corresponda ao genuíno bem da humanidade, de acordo com o desígnio de Deus, e permita ao homem, como indivíduo ou como membro da sociedade, a plena realização de sua vocação.

Contudo, muitos contemporâneos parecem temer um vínculo muito estreito entre a atividade humana e a religião. Veem nisso um perigo para a autonomia das pessoas, das sociedades e das ciências.

Se por autonomia das realidades terrenas entendemos que toda criatura e as sociedades gozam de leis e de valores próprios, que o homem deve gradualmente reconhecer, utilizar e organizar, tal exigência de autonomia é plenamente legítima.

Não só é exigida pelos homens de hoje, mas concorda com a vontade do Criador. Em virtude mesmo da criação todas as coisas possuem consistência própria, verdade, bondade, leis e ordens específicas. Deve o homem respeitá-las reconhecendo os métodos próprios de cada ciência e técnica.

Seja-nos, portanto, permitido deplorar certas atitudes existentes mesmo entre cristãos, insuficientemente advertidos da legítima autonomia da ciência, que levaram, pelas tensões e controvérsias suscitadas, muitos espíritos a julgar que a fé e a ciência se opõem.

Se, porém, por ‘autonomia das realidades temporais’ se entende que as criaturas não dependem de Deus e que o homem pode usar delas sem qualquer referência ao Criador, quem reconhece a Deus não pode deixar de perceber a que ponto é falsa esta afirmação. Porque, sem o Criador, a criatura se reduz a nada.”

Para aprofundar, retomo a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 5,1-11) em que Jesus faz de Pedro e toda Igreja “pescadores de homens”, naquele dia da pesca milagrosa, depois de uma enfadonha e decepcionante  noite sem nada pescar, e que somente no amanhecer, em atenção a Palavra do Divino Mestre, o êxito é alcançado – “assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam” (v. 6).

Nisto consiste a missão da Igreja, avançar para águas mais profundas e lançar as redes, testemunhando que a Onipotência Divina não dispensa a ação humana.

A Igreja nos ensina que toda atividade/trabalho humano é uma forma do homem participar da obra da criação.  

Embora Deus não prescinda da atividade humana, para que ao nada não sejamos reduzidos, é imprescindível que a mesma corresponda aos desígnios divinos.

Oportunas são também estas palavras do Missal Dominical sobre esta passagem do Evangelho:

“A a humanidade se encontra à beira de um abismo, basta pouco para nele precipitar-se, tal é o seu egoísmo e seu gosto de poder.

Hoje, ser pescador de homens significa participar de todos os empreendimentos que querem livrar o homem dessa perdição e que concorrem para arrancar a humanidade do perigo que a ameaça, através de maior igualdade, paz mais estável, mais ampla possibilidade de promoção para os pequenos...  

A Igreja só pode revelar o Amor de Deus partilhando este Amor com os homens”.  (1)

Portanto, como criaturas, unamo-nos ao Criador de todas as coisas, para com Seu Filho Redentor, confiando na ação e presença do Santo Espírito, desenvolver tudo quanto possamos para que a vida humana brilhe em esplendor e dignidade.

(1) Missal Dominical - Editora Paulus - pág.1110

Tempo de promover a concórdia e a paz

         


                       Tempo de promover a concórdia e a paz
 
     “Suportemos as fraquezas dos menos fortes” (cf. Rm 15,1-3)
 
Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos:

“Nós que temos convicções firmes devemos suportar as fraquezas dos menos fortes e não buscar a nossa própria satisfação.
 
Cada um de nós procure agradar ao próximo para o bem, visando a edificação. Com efeito, Cristo também não procurou a Sua própria satisfação, mas, como está escrito: ‘Os ultrajes dos que te ultrajavam caíram sobre mim’”. (Rm 15,1-3)
 
Todos nós já tivemos oportunidade de viver esta realidade: uma ação impiedosa, um ato pensado e realizado por alguém, quase ou mesmo roubando nossa serenidade.
 
E isto pode ser no âmbito da comunidade, bem como em todos os níveis de relacionamentos.
 
Eis o grande desafio: “suportar as fraquezas dos menos fortes e não buscar a nossa própria satisfação”.
 
Jamais podemos perder de vista nossa missão de “edificar” a comunhão, a fraternidade, sobretudo porque somos discípulos missionários do Senhor, que nos deu a mais bela lição pelo Mistério de Sua Vida, Paixão e Morte, como nos fala o Apóstolo.
 
Não é um caminho fácil a ser percorrido, e está explícito no Sermão da Montanha (Mt 5,1-12a), que nos exorta a viver a mansidão e promover a paz, suportando, se houver, calúnias, difamação e perseguições por causa do nome de Jesus e do Evangelho, que cremos, anunciamos e testemunhamos.
 
Vivendo em comunidade, somos desafiados a dar razão de nossa fé e esperança, sem jamais faltar com a caridade que jamais passará, e é exatamente nestes momentos e situações, o apóstolo nos exorta a “suportar as fraquezas dos menos fortes e não buscar a nossa própria satisfação”.
 
Urge a edificação da unidade, um grande desafio para nossa fé e testemunho: - “Agradar ao próximo para o bem, visando a edificação”.
 
E isto somente se torna possível, se tivermos como modelo o próprio Cristo “que não procurou a Sua própria satisfação”, fazendo cair sobre Si os ultrajes todos, ainda que não merecidos, por amor de nós, quando ainda pecadores.
 
Deste modo, é sempre tempo crescer na espiritualidade cristã e:
 
- Suportar as fraquezas dos menos fortes;
- Edificar a unidade, movidos pelas virtudes divinas;
- Ter os mesmos sentimentos, pensamentos e atitudes de Jesus.
 

Oremos:
 
"Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-Vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por N.S.J.C. Amém" (1)
 
(1) “Oração do Dia” - IV domingo do Tempo Comum (ano A)
 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Aprendendo a orar

                              


Aprendendo a orar
“Temos necessidade de erradicar
o verbalismo rumoroso de nossa Oração.
O silêncio é preferível à multiplicação de palavras.

A retórica vazia faz mal
especialmente quando se quer
seriamente rezar...”

A Oração é tão necessária e imprescindível em nossa vida. No entanto, nos perguntamos: 

- como e quando orar? 
- o que dificulta ou impede nossa oração?

A Oração somente é possível porque nos foi dado o Espírito, que intercede a nós ao Pai, como fala o Apóstolo Paulo aos Romanos – “O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis...” (cf. na íntegra Rm 8,26-30).

Arranquemos pela raiz todas as palavras inúteis em nossa oração. Não multipliquemos palavras, como nos ensinou o Senhor.

Extintas as palavras inúteis, no vazio delas o preenchimento da Palavra Eterna. Sendo a oração um diálogo, não podemos tão apenas falar ininterruptamente, sem dar espaço Àquele que sempre tem algo muito melhor a nos dizer e a nos oferecer, antes mesmo que digamos ou que peçamos.

A Oração bem feita, séria, tem ressonância, tem consequência, provoca mudanças de pensamentos, critérios e atitudes.

Orar é acolher a Palavra do Pai, na comunhão do Filho, a nós comunicada pelo Espírito.

Silêncio orante: Palavra ouvida e acolhida, vida transformada e revigorada. Assim o seja! Da verborragia orante, livrai-nos, Senhor!
                                                                                             
Reflitamos:

- Sentimo-nos questionados em nossas orações?
- Oramos ou apenas fazemos retóricas e justificativas de nossos pecados diante da misericórdia divina?

- Rezamos seriamente sempre?

Ponhamo-nos em constante Oração: “Vigiai e orai sem cessar” 

Pai Nosso que estais nos céus...


PS: Carta de Paulo aos Romanos (Rm 8,26-30; 1 Ts 5,16-24)

Revestidos da armadura divina

                                                       

Revestidos da armadura divina

Os dias passam, consomem-se e nós nos consumimos. A cada dia, uma batalha, uma conquista, decepções e surpresas agradáveis; encontros e desencontros; ganhos e perdas; derrotas, vitórias. Assim é a vida: comporta o movimento dos contrários.

A vida não é feita de apenas uma nota, um tom, um som, uma palavra, uma rima, um parágrafo. A vida é percurso, desafio, superação, eterno recomeço, morte e Ressurreição.

Neste sentido, a passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 6,10-20) é riquíssima, para nos fortalecer no bom combate da fé.

Paulo fala do cristão à luz de uma metáfora: o guerreiro, um gladiador que se coloca intrepidamente no combate consagrando e confiando a sua vida ao Senhor.

“Fortalecei-vos no Senhor, pelo Seu soberano poder” (Ef 6,10). A nossa força vem de Deus.

“Revesti-vos da armadura de Deus” – revestidos de Cristo pelo Batismo não há nada a temer. O Senhor é escudo, proteção, refúgio e muito mais, como rezou o Salmista (Sl 143).

Lutamos a todo instante contra as forças espirituais do mal, espalhadas nos ares, afirma o Apóstolo. É preciso vigiar e orar a todo instante, para que sejamos conduzidos, animados, iluminados pelo Santo Espírito no combate e para que vencedores sejamos.

Com a armadura de Deus mantemo-nos inabaláveis, assegura o Apóstolo, no cumprimento de nosso dever (Ef 6,13).

Ele ainda nos exorta: sejamos cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para incansavelmente anunciar o Evangelho (Ef 6,15).

Nosso escudo é a fé, e com ele apagamos todas as flechas da maldade, da mentira, da hipocrisia, da injustiça.

Nosso capacete é o divino capacete da salvação, tendo nas mãos a espada do Espírito que é a própria Palavra de Deus (Ef 6,18).

Finaliza exortando à indispensável Oração em todas as circunstâncias, numa vigília permanente, Oração feita incessantemente uns pelos outros.

Que tenhamos sempre coragem em cada amanhecer de nos revestirmos de Cristo, de sermos  Sua presença no mundo, comunicando a Sua imprescindível luz em meio às trevas, dando gosto de Deus a quantos possamos, como sal da terra.

Revestidos da armadura de Deus, fermentaremos o mundo novo, não recuaremos na vida de fé, avançaremos corajosamente, enfim, nossa fé será verdadeiramente fecunda.

Seduzidos por Jesus trilhemos o caminho da verdade!

                                                      

Seduzidos por Jesus trilhemos o caminho da verdade!

"Que preciosos e maravilhosos são, caríssimos, os dons de Deus! Vida na imortalidade, esplendor na justiça, verdade na liberdade, fé na confiança, temperança na santidade; e tudo isto nossa inteligência concebe".

 

Sejamos enriquecidos pela Carta aos Coríntios, do Papa São Clemente I (Séc. I). 

"Revistamo-nos de concórdia; e humildes e moderados, rejeitemos para longe toda murmuração e maledicência, justificando-nos não por palavras, mas por obras.

Pois se disse: Quem fala muito, ouvirá por sua vez; ou acaso se julga justo o homem falador? (cf. Jó 11,2).

Cumpre-nos, portanto, estar prontos a fazer o bem; de Deus tudo procede.

Pois Ele nos predisse: Eis o Senhor, e Sua recompensa está diante d'Ele para dar a cada um segundo suas obras (cf. Ap 22,12). Por isso exorta-nos a nós que n’Ele cremos de todo o coração, a não sermos preguiçosos e indolentes em toda obra boa.

Nele nos gloriemos, n’Ele confiemos. Submetamo-nos à Sua vontade e, atentos, observemos a multidão dos anjos, como a Seu redor cumprem Sua vontade.

A Escritura conta: Miríades de miríades assistiam-no e milhares de milhares o serviam e clamavam: Santo, santo, santo, Senhor dos exércitos; toda a criação está cheia de Sua glória (Dn 7,10; Is 6,3).

Por conseguinte também nós, em consciência, congregados como um só na concórdia, com uma só voz clamemos sem descanso para nos tornarmos participantes de Suas excelentes e gloriosas promessas: Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, nem suspeitou o coração dos homens, quão grandes coisas preparou para os que o aguardam (cf. 1Cor 2,9).

Que preciosos e maravilhosos são, caríssimos, os dons de Deus! Vida na imortalidade, esplendor na justiça, verdade na liberdade, fé na confiança, temperança na santidade; e tudo isto nossa inteligência concebe.

O que não será então o que se prepara para aqueles que O aguardam? O Santíssimo Artífice e Pai dos séculos é o único a conhecer a quantidade imensa e a beleza de tudo isso.

Assim, pois, a fim de participarmos dos dons prometidos, empreguemos todo o empenho em sermos contados no número dos que O esperam.

E como se fará isto, diletos? Far-se-á, se pela fé nosso pensamento se estabilizar em Deus, se procurarmos com diligência aquilo que lhe é agradável e aceito, se fizermos tudo quanto se relaciona com Sua vontade irrepreensível e seguirmos a via da verdade, rejeitando para longe de nós toda injustiça”.

Firmemos nossos passos no seguimento de Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6), seduzidos por Jesus testemunhemos a verdade! Este é o verdadeiro Caminho na fidelidade a Ele. Quando negamos a verdade, ofendemos a Deus.

Seduzidos por Jesus, por Seu amor, sempre a caminho, testemunhemos com fidelidade esta Verdade que nos liberta.

Com Ele teremos como disse o Papa –“...Vida na imortalidade, esplendor na justiça, verdade na liberdade, fé na confiança, temperança na santidade; e tudo isto nossa inteligência concebe.” 

Sigamos Jesus, o próprio Caminho no caminho, 
a Verdade da verdade para a perfeita alegria e liberdade, 
a Vida Plena, abundante que se prolonga e se torna infinita: 
eternidade! Amém. 

Quem sou eu

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