terça-feira, 1 de agosto de 2023

Imitemos a irmã terra!

                                                        


                    Imitemos a irmã terra!
 
Com o a Homilia escrita pelo bispo São Basílio Magno, (séc. IV), reflitamos sobre a importância de saber viver para gerar a vida em favor do outro.
 
Imitai a terra, ó homem! A semelhança dela produza fruto, não te reveles inferior a uma coisa inanimada. Ela nutre frutos não para seu consumo, mas para teu serviço.
 
Tu, no entanto, todo fruto de beneficência que produzisses, colheria para ti mesmo, porque o prêmio das boas obras reverteria a ti.
 
Como o trigo que cai na terra redunda em lucro para o semeador, assim o pão dado ao faminto, grande proveito te trará no futuro.
 
Seja, portanto, o final de tua lavoura o início da sementeira celeste...
 
Ânimo então e reparte de diversos modos as riquezas, sendo liberal e magnânimo nos gastos com os indigentes...
 
Não te alegras, não te regozijas por não teres que ir bater à porta dos outros, mas que eles venham a tua?
 
Agora, no entanto, és rabugento, com dificuldade consegue alguém te falar: evitas encontros; não aconteça teres de abrir mão nem que seja um pouquinho.
 
Conheces só uma frase: ‘Não tenho nem dou; também sou pobre’.
És pobre na verdade, indigente de todo bem; pobre de amor, pobre de bondade, pobre de fé em Deus, pobre de esperança eterna”.
 
Como é empobrecedor não saber partilhar ou dizer que nada temos, ainda que tenhamos.
 
Como fugimos da verdadeira riqueza, quando abraçamos os bens que passam e não os bens que não passam.
 
Com Deus, aprendemos a viver em permanente solidariedade, com olhos voltados para os valores da eternidade, para alcançarmos a verdadeira vida e felicidade.
 
Oremos:
 
Senhor, que meu coração não seja por tantos sentimentos inúteis e estéreis ocupado, Ficando do Teu amor pobremente, miseravelmente esvaziado.
 
Senhor, que minhas mãos não se fechem, em atitude fria e mesquinha
A quem suplica um pedaço de pão e um pouco da atenção minha.
Senhor que eu aprenda com a irmã terra que dá frutos e flores, mas não para si própria.
 
Senhor que eu seja como a irmã terra, dando o melhor de mim não para mim propriamente, mas para o bem do outro.
 
Senhor, que Tu sejas meu Tudo, pois sem Ti, nada tenho; nada possuo. Mas Contigo, nada me falta, porque és a fonte de toda graça e bondade. Amém.
 


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG