domingo, 12 de novembro de 2023

Enquanto o Senhor não vem... (reflexão 1)

                                                          

Enquanto o Senhor não vem! 

Na Missa, após a consagração do pão e do vinho, temos a  anamnese que é a memória dos acontecimentos da Salvação, nomeadamente Paixão, Morte, Ressurreição e Glorificação de Cristo: 

 “Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” 

O Bispo Santo Agostinho refletindo o Salmo 95,13, que trata do julgamento divino e os sacrifícios agradáveis ao Senhor, muito nos ajuda a entender a anamnese que dizemos em toda Missa e este preciosíssimo versículo do Salmo mencionado. 

“... Amamos e temos medo da Sua vinda. Será que amamos? Ou amamos muito mais nossos pecados? Odiemos, portanto, estes mesmos pecados e amemos Aquele que virá castigar os pecados. Ele virá, quer queiramos, quer não. Se ainda não veio, não quer dizer que não virá. 

Virá na hora que não sabes; se te encontrar preparado,  não haverá importância de saberes... Porque és injusto, não será justo o juiz? Ou porque és mentiroso, não será veraz a verdade? Se queres, porém encontrar o Misericordioso, sê tu misericordioso, antes de Sua chegada: perdoa, se algo foi feito contra ti, dá daquilo de que tens em abundância. 

Donde vem aquilo que dás, não é d’Ele? Se desses do que és teu, seria liberalidade, quando dás do que é Dele, é devolução. Que tens que não recebeste? (1 Cor 4,7). São estes os sacrifícios mais aceitos por Deus: Misericórdia, humildade, louvor, paz, caridade. Ofereçamo-los com confiança e esperemos a vinda do juiz que julgará o orbe da terra com equidade, e os povos em sua verdade (Sl 95,13)”. 

Ele veio, vem e virá.

Veio à primeira vez, virá pela segunda: glorioso! Enquanto Ele não vem, estamos alegremente vigilantes, em Oração e ação. Comprometidos com Sua chegada. Quando? Não sabemos, nem nos cabe saber, somente o Pai o sabe. Importa que estejamos preparados. 

Caminhando para o final de mais um ano, é sempre tempo fecundo de avaliação...

- Como estamos preparando a vinda do Senhor?

- Quais os sacrifícios agradáveis ao Senhor que se notabilizam em nossa vida?

- O que precisamos colocar em ordem para que a vinda do Senhor não nos surpreenda? 

Encerro com o refrão do canto pós-comunhão:

“Vigia esperando a aurora,
“Qual noiva esperando o amor.
É assim que o servo espera
A vinda do seu Senhor...”


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG