quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Supliquemos a Sabedoria Divina, nossa maior riqueza

                                                     

Supliquemos a Sabedoria Divina, nossa maior riqueza

Reflitamos sobre a  sabedoria divina, que nos ajuda a discernir sobre o que é essencial e o efêmero em nossa vida; quais são as nossas verdadeiras riquezas, quais são as escolhas que fazemos.

É preciso aprender a renunciar a certos valores perecíveis, a fim de se adquirir os valores da vida verdadeira e eterna; assim como é preciso ter ouvidos e coração abertos à sabedoria de Deus que é dom para todos.

A passagem do Livro da Sabedoria (Sb 7,7-11), o Livro mais recente do Antigo Testamento, nos apresenta o jovem Salomão como modelo de homem sábio, nos mostra que a verdadeira sabedoria é mais valiosa que o ouro, a riqueza, a saúde, e consiste em acolher as propostas de Deus com humildade e disponibilidade.

A Sabedoria é dom de Deus e garante o alcance da liberdade diante de todos os bens, pois somente Deus garante a verdadeira Sabedoria e a verdadeira felicidade, e esta consiste em escolher as coisas certas; tomar as corretas decisões para o alcance do êxito e da felicidade.

A Sabedoria divina é apresentada pelo autor da Epístola aos Hebreus (Hb 4,12-13), quando nos exorta: é preciso acolher a sabedoria de Deus, revelada em Jesus Cristo, como nossa maior e mais valiosa riqueza, pois a vida de quem crê é marcada pelo sacrifício de louvor e entrega de amor.  
                                        
Num contexto de monotonia e mediocridade, o autor tem a preocupação de levar a comunidade a viver uma fé comprometida, coerente, empenhada com a construção do Reino, numa acolhida frutuosa da Palavra de Deus. É preciso retomar, reavivar o entusiasmo inicial.

A Palavra de Deus, quando acolhida com sinceridade, transforma sentimentos, pensamentos e orienta nossos valores, opções e atitudes.

A Palavra de Deus é força decisiva, que dá conteúdo salutar à história e comunica a vida e a Salvação. Portanto, é preciso confrontar sempre a nossa vida diante das exigências da Palavra de Deus.

Ela questiona, transforma, indica os caminhos para a realização da vontade de Deus, para que possamos alcançar a vida eterna, dando passos em patamares sucessivos:

- Viver de acordo com as propostas de Deus – é preciso disponibilidade e abertura para escutar a Deus e por Ele ser desafiado;

Integrar-se à comunidade do Reino que toca o coração de todos;

- Viver as exigências de quem se coloca a serviço do Reino: não centrar sua vida nos bens que passam; viver a partilha e solidariedade; seguir Jesus Cristo no caminho de amor e entrega.

Oremos:

Senhor, que tão amados por Vós,
Saibamos corresponder ao Vosso Amor.
Dai-nos a liberdade de coração para segui-Lo,
Ouvindo e acolhendo Vossa Palavra de Sabedoria,
Vós que sois a própria Sabedoria do Pai,
Na plena comunhão com o Espírito.

Libertai-nos de nossas aparentes riquezas,
para que Vós sejais nossa mais bela e imensurável riqueza,
que não se corrói, que não se estraga, que não se rouba,
que nos garante a felicidade no tempo presente
e a glória da imortalidade.
Amém!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG