quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

"Somos um projeto de Deus em desenvolvimento”


“Somos um projeto de Deus em desenvolvimento”

No Comentário da passagem da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 1,1-17), em sua introdução, Paulo se apresenta como “apóstolo por vocação”, um “servo de Jesus Cristo”.

Na conclusão da passagem, saúda a todos que moram em Roma, dirige-se a estes com estas palavras: “A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo” (v.17).

Sejamos enriquecidos pelo Comentário do Missal Cotidiano:

“Cada um de nós é um projeto de Deus em desenvolvimento. Deus continua a criar-nos na densa trama de nossas ações e do agir dos outros: Para nossa vida há um projeto que Deus abrange num só olhar, mas que ocuparia muitos arquivos nossos.

É uma promessa que supera toda a nossa esperança e está muito acima de nossos horizontes. Eis toda a espiritualidade cristã: entrar ativamente nesse projeto de Deus” (1).

Assim como Paulo soube ler e rever o projeto que Deus tinha para que ele realizasse, também nós somos chamados ao mesmo fazer: redescobrir a cada dia o que Deus espera de nós, conscientes de que somos “um projeto de Deus em desenvolvimento”.

Nossa espiritualidade cristã consiste, portanto, em mergulhar intensamente neste projeto com todo o nosso ser, para que cada vez mais sejamos configurados a Jesus Cristo, assim como foi o servo e apóstolo Paulo, como ele mesmo se denominou na referida passagem.

Nem sempre será fácil viver o projeto que Deus tem para cada um de nós. Exigirá coragem, renúncia, desprendimento, confiança, entrega total de si mesmo.

Ser um “projeto de Deus em desenvolvimento”, é colocar-se nas mãos de Deus, n’Ele confiando como barro na mão do Oleiro Divino.

Ter a coragem de suportar as podas dos ramos, como os ramos de uma videira, que é o próprio Jesus Cristo, para muitos e melhores frutos produzir.

Nunca se dar por vencido, ainda que as provações e adversidades se façam presentes em nosso viver, porque sabemos em quem confiamos, em que Deus depositamos toda a nossa esperança, envolvidos pela plenitude de Seu amor.

Ponhamo-nos a caminho, dia pós dia, em comunidade a fé vivendo, alimentados pelo Pão da Palavra e da Eucaristia, e assim, a caridade testemunhada por nossas obras, faça de nós ardorosos discípulos missionários do Senhor.



(1) Missal Cotidiano – Editora Paulus – pp.1373-1374

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG