sexta-feira, 28 de abril de 2023

Cuidemos do jardim de nossa alma!

Cuidemos do jardim de nossa alma!

Músicas boas nos devolvem a esperança de que a mediocridade não fez submergir o que de melhor Deus tenha em cada um de nós colocado, que plantado com raízes profundas no coração, e que em conexão com a mente, com a reflexão, fazem multiplicar salutares pensamentos e compromissos com um novo e belo amanhecer.

"Meu jardim" me faz acreditar que a primavera é possível: quer na alma ou no sombrio cinza da cidade, ora manchado pelos sinais de vidas ceifadas precocemente; um jardim a ser plantado e reconstruído, quando vemos cidades em cacos, destruídas por atentados absurdos, e em meio aos destroços, a contagem dos corpos mortos.

Agora, façamos um mergulho dentro de nós mesmo, e com a ajuda do poeta Vander Lee, vejamos de que modo podemos preparar a primavera de nossa alma.

“Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores
Refazendo minhas forças, minhas fontes, meus favores
Tô regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores
Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho
Tô soprando minha brasa, minha brisa, meu anjinho
Tô bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho
Estou podando meu jardim
Estou cuidando bem de mim"

Refletindo...

Na primavera, as flores trarão beleza ao nosso olhar. Algumas plantadas e cuidadas, e outras generosamente florescerão como um processo imperceptível da natureza; um presente de Deus, que não cessa Sua obra criadora para sempre nos dar o mais belo e o melhor.

É tempo de prepararmos uma nova primavera para nossas famílias, para as pessoas com quem convivemos no dia a dia. 

Nova e florida primavera para nossa cidade, como espaço da circulação, do encontro, da proximidade promovida, rompendo muros do isolamento; da superação do anonimato, para que nos chamemos pelo nome ou ao menos nos vejamos não com os olhos do medo e da desconfiança. Já não há por que ver no outro um inimigo e ameaça em potencial, pois a flor da humanidade florescerá nos corações.

Que a primavera de Deus também aconteça nas comunidades que se reúnem em nome do Senhor, com esforços contínuos de conversão e perdão; regadas silenciosamente pelas gotas fecundas da oração.

Que floresçam finas flores da esperança,
Exalando odores de alegria,
De modo que a vida ganhe matizes diversificados,
Na multiplicidade das cores,
Beleza dos odores exalados
Por todos deliciosamente sentidos.
Cuidemos de nossos jardins!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG