sexta-feira, 12 de maio de 2023

Não somos servos, mas amigos do Senhor

Não somos servos, mas amigos do Senhor

As passagens bíblicasLiturgia da Palavra da 5ª sexta-feira do Tempo da Páscoa: At 15,22-31; Sl 56(57); Jo 15,12-17.

O acontecimento na primeira Leitura: o Concílio de Jerusalém (séc. I).

Primeira mensagemA necessária ação e presença do Espírito Santo, para discernir as situações mais diversas na vida da Igreja:

“Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis” (At 15,28).

O contexto da passagem do Evangelhoo discurso da última Ceia – o contexto da despedida de Jesus dos Seus discípulos.

Segunda mensagemO Mandamento do Amor: “amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei” (Jo 15,12). – é nosso distintivo, que nos diferencia como seguidores do Senhor. Trata-se de Mandamento, ordem e não apenas um conselho sentimental que pode ser passageiro e estéril.

Terceira mensagemJesus nos chama e nos trata como amigos e não como servos – a alegria e graça de sermos amigos de Jesus e ampliar esta relação com todos os que nos rodeiam, sobretudo os mais empobrecidos – “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15,15).

Quarta mensagem: fomos escolhidos pelo Senhor, ainda que sem méritos, antes, porque Deus é misericórdia – sintamos a alegria imensurável desta escolha que o Senhor fez – “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi...” (Jo 15, 16).

Quinta mensagemescolhidos pelo Senhor para produzir frutos, e frutos que permaneçam (cf. Jo 15,16): frutos de amor, bondade, partilha, justiça, fraternidade, comunhão, paciência...

Sexta mensagem: nada falta aos amigos de Jesus, pois podem se dirigir ao Seu Pai, e tudo alcançarão – “O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá” (Jo 15,16).

Orando com a Igreja - (Oração depois da Comunhão da Missa):
“Tendo participado do Sacramento do Corpo e do Sangue do Vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a Eucaristia que Ele nos mandou realizar em Sua Memória. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG