domingo, 14 de maio de 2023

Mãe, o Senhor esteja contigo (súplica)


Mãe, o Senhor esteja contigo

Senhor, concedei às nossas mães a graça de ver tudo cristãmente, com Vossos olhos: um olhar de ternura, bondade, misericórdia, esperança, reencantamento pela vida, que se manifesta na compaixão e solidariedade para com aqueles que se sentem encurvados pelo fardo do quotidiano. Vós tendes o fardo leve e jugo suave, e por isto nos dissestes: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados...” (Mt 11,28-30).

Senhor, concedei às nossas mães sabedoria para cuidar do sentido do paladar, cultivando o bom gosto, e saboreando as delícias que nos ofereceis todos os dias, de modo especialíssimo e supremo, o Pão da Eucaristia, e o Vinho Novo de Eternidade. Que elas sejam aprendizes da alegria e o compromisso de comunicar, de modo especial aos filhos, uma Palavra de Luz e Vida; iluminando-os na travessia até o encontro convosco na outra margem da eternidade.

Senhor, concedei às nossas mães ouvidos sempre atentos para escutar Vossa voz, que convida a um encontro pessoal que se renova a cada instante. Que seus ouvidos, em perfeita sintonia convosco, jamais se fechem aos clamores que sobem aos céus suplicando amor e solidariedade, e que se fechem às tantas vozes e cantos que as afastam de Vós e de Vosso Plano de Amor, para não incorrerem em individualismo, intimismo e autossuficiência.

Senhor, concedei às nossas mães o olfato, para que com prudência e discernimento se afastem de tudo aquilo que não cheire bem, porque acompanhado do odor que o pecado exala no mais profundo da alma e coração. Que saibam sentir o odor do Vosso Amor em permanente presença, e que assim também possam exalar Vosso suave aroma pelo mundo, por todos os lugares que passem; a todas as pessoas com quem convivem.

Senhor, concedei à nossas mães o sentido do tato para que tenham a sensibilidade para se deixarem tocar por Vossa presença, envolvidas em terno abraço, com a coragem de tocar nas feridas de tantos quantos precisarem, suplicando um pouco de carinho e atenção, estabelecendo uma relação de amor e respeito, edificação e santificação.

Senhor, concedei às nossas mães aguçar a inteligência para que, como os pobres e simples, se abram à Vossa sabedoria a eles revelada, e, assim como eles, também ouçam de Vossos lábios louvores a Deus – Eu Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, por que escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11, 25).

Enfim, Senhor, que a vontade de nossas mães seja sempre a Vossa vontade, somente assim, felizes serão, pois sem Vós nada tem, nada podem e nada são, e tão somente assim, não apenas rezarão a Oração que nos ensinastes, mas viverão o mais belo Projeto de Amor, porque Projeto Divino a ser realizado pela frágil humanidade, pelos dons do Espírito enriquecidas: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Temor e Piedade. Amém!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG