quarta-feira, 10 de maio de 2023

"Eu sou a Videira e vós sois os ramos”


“Eu sou a Videira e vós sois os ramos”

Na Liturgia da quarta-feira da 5ª Semana do Tempo Pascal, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 15,1-8), sobre a “Verdadeira Videira”, que é o próprio Cristo Jesus.

Refletimos sobre a nossa união com Cristo, que deve ser intensa para que possamos ter vida plena e os frutos por Deus esperados produzirmos.

À luz da Carta de São João (1Jo 3,18-24), ser cristão é acreditar em Jesus Cristo e amar-nos uns aos outros como Ele nos amou. O amor ao próximo é critério para afirmarmos se conhecemos ou não a Deus, para afirmarmos a realização ou não da Sua vontade, pela palavra e obras que possamos fazer.

Quando deixamos que o amor conduza a nossa vida, estamos no caminho da verdade. Coração aberto ao amor se traduz em serviço e partilha, na mais bela comunhão com Deus.

Somente o amor autêntico vivido nos liberta de todas as dúvidas e inquietações; dá-nos a serenidade necessária e a certeza de que estamos no caminho certo da felicidade e vida eterna, assim como somente a adesão a Jesus e o amor vivido se tornam fonte de frutos saborosos por Deus esperados.

A passagem do Evangelho (Jo 15,1-8) deve ser compreendida no contexto da despedida de Jesus.

Com a Parábola da Videira, Jesus exorta os discípulos para que permaneçam com Ele. Está próxima a Sua partida, entrega, Paixão e Morte, mas também próxima está a Sua Ressurreição e presença para sempre no meio deles.

João nos apresenta a comunidade da Nova Aliança com o distintivo do amor e serviço.

Notamos a insistência do Evangelista no verbo “permanecer” – oito vezes. Permanecer com Jesus implica em adesão, solidez na fé, estabilidade, constância, continuidade, frutos abundantes. Permanecer é adesão e renovação constante.

Permanecer é ficar com Ele, viver Seu Mandamento de Amor, para que nossa vida corresponda com a Sua Vida. Sem Jesus a comunidade viveria uma esterilidade indesejável.

É preciso, como cristão, viver para Jesus Cristo e como Ele. Podas serão inevitáveis para que mais frutos sejam produzidos, mas somente o ramo unido a Jesus produzirá os frutos saborosos.

Reflitamos: 

- A quem queremos aderir nossa vida?
- Com quem queremos ser configurados, enxertados?

Haverá sempre a possibilidade de enxertar-se em outras “árvores”, mas o resultado é o óbvio: insatisfação, frustração, egoísmo, morte e autossuficiência...

A Parábola fala de ramos que, se não unidos à videira, morrerão, secarão, serão queimados. Isto ocorre quando seduções indesejáveis norteiam nossa vida: dinheiro, êxito a qualquer preço, moda, poder, aplausos, orgulho, amor próprio excludente, a inversão de valores que deem sentido à vida.

Também menciona as podas necessárias para novos frutos, que consistem nas provações do quotidiano, na cruz a ser carregada com renúncias, sacrifícios, abertura ao outro, humildade, simplicidade, perdão, superação...

É preciso que façamos constante revisão de vida e assim renovemos  nossa adesão ao Senhor, ao Seu Evangelho.

Renovemos nosso amor e pertença à Igreja, que nasceu de Seu lado direito, quando Seu Coração trespassado o foi.

Como membros ativos da comunidade, vejamos quais são as podas necessárias que precisamos ter coragem de suportar, para que os frutos saborosos de Deus possamos produzir, para que todos tenhamos vida e vida plena.

Saciemo-nos com a Seiva do Amor, que emana abundantemente em cada Eucaristia celebrada, em cada Palavra ouvida, acolhida e na vida encarnada.

Não podemos viver sem Jesus, assim como não podemos viver sem o Seu Amor.

Bem diz o canto:

“Meu Senhor despojou-Se de Si, sendo Deus
Se fez homem, Se entregou e morreu numa Cruz. [...]
Eu Te amo, sou louco de amor por Ti, meu Jesus

Tu és minha paz, minha luz, meu Rei e meu Bom Pastor
Eu Te amo, sou louco de amor por Ti, meu Jesus
Tu és minha paz, minha luz, meu Deus, meu Senhor. [...]”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG