sexta-feira, 5 de abril de 2024

Enraizados em Cristo


Enraizados em Cristo

Este pequeno trecho da Homilia do Bispo e Doutor da Igreja São João Crisóstomo (séc. IV), convida-nos a refletir sobre a glória na tribulação.

“As árvores que crescem em lugares sombreados e livres de ventos, enquanto externamente se desenvolvem com aspecto próspero, tornam-se fracas e moles, e facilmente qualquer coisa as fere; mas as árvores que vivem no cume dos montes mais altos, agitadas pelos muitos ventos e constantemente expostas à intempérie e a todas as inclemências, atingidas por fortíssimas tempestades e cobertas por frequentes neves, tornam-se mais robustas que o ferro” .(1)

Por vezes podemos ter querido ser plantado em lugares sombreados e livres de ventos”, e não no “cume dos montes altos”.

No entanto, é preciso que sejamos enraizados no amor de Cristo, para que suportemos os ventos e tempestades das quais ninguém está livre – Portanto, assim como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim nele andai, enraizados n’Ele, n’Ele edificados e apoiados na fé, como aprendestes, e transbordando em ação de graças” (Cl 2, 6-7).

Vivemos momento de provação, considerando tudo o que o mundo está vivendo em tempo de pandemia, mas temos a confiança na presença do Espírito, como a necessária seiva da videira, que nos garante a vida e os frutos abundantes, saborosos e eternos.

O Apóstolo Paulo nos exorta: Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança, a virtude comprovada, a virtude comprovada  a esperança” (Rm 5,3).

Como as árvores dos “cumes dos montes mais altos”, sejamos sempre fortalecidos pelo Pão da Palavra, da Eucaristia e da Caridade, para que sejamos ardorosos e zelosos em nossa ação missionária.

Em todos os instantes, supliquemos o Espírito Santo, como nosso Divino Mestre doce e sábio, que nos cumula com Seus dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Temor e Piedade), que também não deixa de ser exigente, para que correspondamos à Sua ação e graça, passando pela Cruz.

(1) São João Cristóstomo, Homilia De gloria in tribulationibus

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG