quarta-feira, 17 de maio de 2023

Conduzidos pelo Espírito da Verdade (08/05)

Conduzidos pelo Espírito da Verdade

Ouvimos na quarta-feira da sexta Semana da Páscoa a passagem do Evangelho de João (Jo 16,12-15), em que Jesus nos promete a vinda do Espírito da Verdade que conduziria os discípulos à plena verdade:

“Quando, porém vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois Ele não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará” (Jo 16,13).

De fato, Jesus cumprindo a missão que o Pai lhe confiou, possui plenos poderes e participa dos Mistérios de Deus, pois Ele e o Pai são um, e tudo o que é do Pai é d’Ele. Por isto pode comunicar a vinda do Espírito da Verdade junto do Pai (cf Jo 10,30; 16,15):

“Era necessário dar conta de que Jesus era o plenipotenciário do Pai, o Seu agente, enviado para a Salvação do mundo. Só quem está na posse dos segredos de Deus como o Seu Espírito, pode conhecer tudo isto e dá-lo a conhecer” (1).

Oremos:

Dai-nos, ó Deus, a graça de abrir a mente e o coração para acolher vossos segredos e desígnios para que participemos do Vosso projeto de amor, vida e paz.

Ajudai-nos, ó Deus, para que estejamos sempre em sintonia com vossos desígnios, sem sucumbirmos à quaisquer sinais de ignorância, fechamento à graça divina que quereis derramar em nosso coração.

Libertai-nos, ó Deus, por Vosso Divino poder, de todas as amarras e armadilhas do medo, da falta de esperança, incertezas e falta de fé, que roubem nossa alegria e realização humana.

Concedei-nos, ó Deus, continuar a missão realizada pelo Vosso Filho, pleno de poderes, e a nós comunicado com o sopro do Espírito, para trilharmos caminhos da verdade, justiça e fraternidade. Amém. Aleluia!


(1). Comentários à Bíblia Litúrgica – Gráfica Coimbra 2 – pág. 1319-1320

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG