domingo, 23 de abril de 2023

São Jorge, mais um vencedor do bom combate da fé! (23/04)

São Jorge, mais um vencedor do bom combate da fé!

No dia 23 de abril a Igreja celebra a memória de São Jorge. Mais uma grande testemunha do Senhor dos primeiros séculos da Igreja (sua morte foi no ano de 303).

São Jorge foi invencivelmente protegido pelo estandarte da cruz, como poderemos ver no Sermão do Bispo São Pedro Damião (séc. XI:

“A Festa de hoje, caríssimos irmãos, renova a alegria pascal e, como pedra preciosa, faz brilhar com a beleza do próprio esplendor o ouro em que se engasta.

Jorge foi transferido de uma milícia para outra, porque deixou o cargo de oficial de um exército terreno para se dedicar à milícia cristã. Nesta, como valente soldado, começou por libertar-se dos bens terrenos, distribuindo-os aos pobres; assim, livre e desembaraçado, revestido com a couraça da fé, lançou-se na linha de frente do combate como valoroso guerreiro de Cristo.

Isto nos ensina claramente que não podem lutar com força e eficácia, em defesa da fé, aqueles que ainda têm medo de se despojar dos bens da terra.

Inflamado pelo fogo do Espírito Santo e invencivelmente protegido pelo estandarte da cruz, São Jorge combateu de tal modo contra o rei iníquo que, vencendo este enviado de Satanás, derrotou o chefe de toda iniquidade e estimulou os soldados de Cristo a lutarem com valentia.

Assistia ao combate o supremo e invisível Árbitro que, segundo os planos da Sua providência, permitiu que os ímpios o atormentassem. De fato, entregou o corpo de Seu mártir às mãos dos carrascos, mas guardou a sua alma com proteção constante no baluarte inexpugnável da fé.

Caríssimos irmãos, não nos limitemos a admirar este combatente do exército celeste, mas imitemo-lo também. Eleve-se o nosso espírito para o prêmio da glória celeste, contemplemo-lo com os olhos do coração. Assim não nos abalaremos nem pelo sorriso enganador do mundo nem pelas ameaças do seu ódio perseguidor.

Purifiquemo-nos de toda mancha na carne e no espírito, como nos manda São Paulo, para merecermos um dia entrar naquele templo da bem-aventurança, que por ora apenas entrevemos com o olhar do espírito.

Todo aquele que quer se oferecer a Deus em sacrifício no templo de Cristo, que é a Igreja, depois de lavar-se no banho sagrado do Batismo, tem ainda que se revestir com as vestes das várias virtudes, conforme está escrito:

Que os vossos sacerdotes se vistam de justiça (Sl 131,9). Quem pelo Batismo renasce como homem novo em Cristo, não se vestirá com a mortalha do homem velho, e sim com a veste do homem novo, vivendo sempre renovado numa vida pura.
Só assim, purificados da imundície da nossa antiga condição pecadora e brilhando pelo fulgor de uma vida nova, seremos dignos de celebrar o Mistério Pascal e imitarmos verdadeiramente o exemplo dos santos mártires”.

Contemplando tão belo testemunho de fidelidade ao Senhor, também sejamos, como São Jorge, fiéis testemunhas no bom combate da fé, confiando no poder e presença da força do Ressuscitado que vem em socorro de nossas fraquezas, até que um dia possamos ser merecedores da Coroa da Glória.

Oremos: 
Ó Deus onipotente, que a exemplo de São Jorge, grande Mártir, 
sejamos revestidos com a sua couraça, a sua espada, e seu escudo; 
que representam a fé, a esperança e a caridade.

Iluminai nossos caminhos e fortalecei
o nosso ânimo nas lutas da vida.

Dai-nos firmeza contra as tramas do maligno e de todo mal, 
para que, vencendo na terra, como São Jorge venceu, 
possamos triunfar no céu convosco,
 e participar das eternas alegrias.
Amém!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG