domingo, 16 de abril de 2023

“Dai graças ao Senhor...” (IIDTPA)

“Dai graças ao Senhor...”

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia”, por nos constituir Seu Povo, com características que o distingue nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, por sermos Seu Povo, e, ao mesmo tempo, não ser propriedade de nenhum povo; mas adquiriu para Si um povo constituído por aqueles que outrora não eram um povo, mas agora somos “raça eleita, sacerdócio real, nação santa” (1 Pd 2, 9).

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, por nos fazer membro deste Povo, não pelo nascimento físico, mas pelo “nascimento do Alto”, ‘da água e do Espírito’ (Jo 3, 3-5), isto é, pela fé em Cristo e pelo Batismo.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, e constituiu Jesus Cristo, o Ungido, o Messias, a Cabeça da Igreja, com a unção do Espírito santo, iluminando todo o Corpo, como um “Povo messiânico”.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, porque concedeu, à condição deste Povo, a dignidade da liberdade dos filhos de Deus, residindo em nossos corações, como num templo, o Espírito Santo.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, por nos firmar na fidelidade à Sua Lei, que é o Mandamento Novo, de amar como o próprio Cristo nos amou, na Lei Nova do Espírito Santo.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, por nos confiar à missão de ser sal da terra e a luz do mundo, constituindo-nos no mais forte germe de unidade e esperança e salvação para todo o gênero humano.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia”, por conceder como destino final o Reino de Deus, começado na terra, e dilatando-se cada vez mais, até ser no fim dos séculos, por Ele consumado. Amém.


Fonte: Catecismo da Igreja Católica – n.782

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG