domingo, 3 de dezembro de 2023

“Seja o Tempo do Advento...” (IDTAB)


“Seja o Tempo do Advento...”

Deus não está no fim da procura humana,
mas sim no início. O homem é livre no seu ato de fé
e de partida à procura de Deus; mas a sua aventura não é
solitária, porque o próprio Deus o procura e o ama”. (1)

Seja o Advento o tempo desta procura, que é sempre um “novo início”, pois Deus é um Mistério tão grande, que uma vez encontrado, ainda falta tudo para encontrá-Lo, como nos disse Santo Agostinho.

Seja o Advento o tempo de reiniciarmos uma nova preparação, em todos os âmbitos, para bem celebrarmos o Nascimento do Menino Deus, de modo especialíssimo na manjedoura de nosso coração.

Seja o Advento o tempo da vigilância e oração, em que renovamos a graça de sentir a presença d’Aquele que veio, vem e virá, para caminhar conosco, pois é próprio de quem ama, sentir-se bem ao lado do amado.

Seja o Advento o tempo de sentir-se por Deus amado, por meio do Seu Amado Filho, o Verbo que fez morada, comunicando Sua Luz, vida e graça, derramando o amor em nós por meio do Espírito, como nos falou o Apóstolo Paulo.

Seja o Advento, portanto, tempo favorável do recolhimento em sincera e frutuosa oração, abandonando as obras das trevas e nos revestindo com as armas da luz, de modo especial na prática do essencial da fé cristã: o Mandamento do amor.

Seja o Advento o início permanente de nossa procura de Deus, Mistério profundo, imenso e intenso, de amor incansável pela humanidade, não por méritos que possuamos, mas porque Deus é bom e nos ama imerecidamente.


Lecionário Comentado – Vol. Advento/Natal - Editora Paulus – Lisboa - p.42

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG