sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Maria Imaculada e nós

 Maria Imaculada e nós

Certa vez, um missionário foi pregar para o povo da roça o Dogma da Imaculada, no dia 8 de Dezembro. 

Pensa consigo mesmo: “Como vou falar de um mistério tão grande e complicado? Imagine se começo com esse tal de “pecado original” e “concupiscência”? Vou trazer mais confusão que explicação”. Então, indo para a Igreja, ele percebe que há muitas goiabeiras na região. 

Começa a pregação: “Meus irmãos e minhas irmãs! Quem tem pé de goiaba em casa? Quase todos levantaram a mão. “Vocês já viram como as goiabas são saborosas, cheirosas, vermelhas e bonitas? Mas infelizmente, as nossa goiabas têm muito bicho. O bicho da goiaba as estraga. Como seria bom se todas as nossas goiabas fossem grandes, bonitas, doces, sem bicho”.

Dentro do Seu Projeto, Deus queria que cada um de nós fosse como uma goiabeira sem bicho. Deus sonhou que fôssemos como árvores bonitas, cheias de bons frutos de bondade, amor e justiça. Mas cada um de nós sabe que não é assim. Há o pecado que atrapalha, como o bicho da goiaba. 

A festa de hoje nos dá muita esperança, pois nos diz que Deus fez uma criatura humana do jeito que Ele sonhou para todos. Uma pessoa que não se contaminou pelo egoísmo, pelo comodismo, pelo orgulho, pela ilusão do poder. Uma árvore cheia de frutos bons. É claro que Maria recebeu bênção especial de Deus. Mas ela soube desenvolver, fazer crescer. 

Goiabeira sem bicho, mas sem fruto, não vale nada. Maria soube aproveitar todo o amor de Deus que ela recebeu, e o transformou em frutos bons para todos.

Não somos imaculados, como Maria. Temos pecados que nos atrapalham a vida. Mas cada um recebe a graça e a bênção de Deus, para ser uma árvore vistosa, com folhas, flores e frutos. Alguns têm pragas de passarinho e bicho nos frutos. 

Deus nos acolhe e nos ama assim mesmo, pois é misericordioso. Podemos olhar para Maria e pedir a ela, que é toda cheia de Deus, que nos ajude nessa caminhada.

Outro exemplo: computador, programas e vírus...

Oremos:

“Obrigado, Senhor, por nos teres dado Maria Imaculada,
Olhando para ela, sentimos a alegria de ver uma da nossa raça,
Humana e limitada como nós, mas transbordante de graça.
Olha, Senhor, pela humanidade manchada pela violência,

Pelo consumismo, pela pobreza, pela falta de sentido para viver.
Dá-nos a graça de integrar os nossos desejos,
pulsões, tendências e afetos. 

Liberta nossa liberdade. Acolhe cada um de nós, santos e pecadores,
E faze-nos humildes servidores da Boa Nova, como Maria.
Amém!”


PS: Os textos acima são trechos de um estudo que fiz sobre os quatro Dogmas da Igreja sobre Nossa Senhora para Formação e Agentes de Pastoral, a partir de diversas fontes de pesquisa e Documentos do Magistério.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG