segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Extasiados diante do Presépio (Presépio)


Extasiados diante do Presépio

Não fiquemos estáticos,
mas extáticos diante do presépio

Retomemos a Carta Apostólica Admirabile signum”, sobre o significado e o valor do presépio, escrita pelo Papa Francisco, em 01 de dezembro de 2019.

Ele inicia ressaltando a importância do presépio na vida do povo, na religiosidade popular, e a necessidade da redescoberta e revitalização do sentido presépio na espiritualidade cristã.

Afirma o Papa, que o presépio é como um Evangelho vivo, que perpassa nas páginas da Sagrada Escritura, com sua origem devida a  São Francisco de Assis.

A Mensagem ressoa como forte e, ao mesmo tempo, suave convite, para que nos coloquemos em adoração extática, e uma vez extasiados pela singeleza do mesmo, renovemos nossa fidelidade a Deus, revigoremo-nos no Banquete da Eucaristia; deixemo-nos iluminar pela Luz Divina que a Palavra resplandece:

Para atingir o significado e o dom de graça do Natal já eminente, devemos, portanto, pôr-nos na escola de Nossa Senhora e o seu esposo José, que contemplaremos no presépio em adoração extática do Messias recém-nascido” (1)

Deste modo, não ficaremos adorando as imagens que ali se encontram, o que seria uma adoração estática, sem nenhuma ressonância frutuosa em nossa vida cristã, no discipulado missionário que havemos de viver todos os dias.

Contemplemos José como um autêntico homem de fé, bem como a sua esposa Maria. Neles, a fé conjuga a justiça e oração. E assim fazendo, será também para nós a mais adequada atitude para a acolhida e a celebração do Nascimento do Emanuel, Jesus, o “Deus conosco”.

Aprendamos com Maria e José, que crer significa abertura à história e iniciativa de Deus, bem como à sua força criadora por meio de Sua Palavra, que é o próprio Jesus que Se fez Carne e habitou entre nós, unindo-se para sempre à nossa pobre e redimida humanidade.

Contemplando e imitando Maria e José, estaremos, de fato, melhores preparados para celebrar de modo frutuoso o Nascimento do Redentor que vem iluminar nossos passos, comunicando-nos vida, alegria, paz, amor e luz.

Portanto, é preciso que ao pararmos diante de um presépio, façamos propósitos de passagem da postura estática para a adoração extática, pois esta última nos faz verdadeiramente comprometidos com a Vida Nova que Ele veio trazer ao mundo, e nos faz mais comprometidos, portanto com o Reino de Deus, pelo qual Ele deu a Sua própria vida, e nos enviou ao mundo o mesmo fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário