domingo, 3 de dezembro de 2023

Advento: Tempo de vigilância e Oração (IDTAC)


Advento: Tempo de vigilância e Oração

Reflexão sobre o primeiro Domingo do Tempo do Advento (ano C).

À luz das palavras do Profeta Jeremias e do Apóstolo Paulo em sua Carta aos Tessalonicenses na qual temos concentrado a sua catequese e teologia, somos introduzidos na riqueza tão grande do Tempo do Advento.

A Palavra de Deus, na Liturgia proclamada, é uma exortação à vigilância ativa:

 “... é necessário que os cristãos estejam vigilantes, isto é, saibam entender os sinais dos tempos, a mensagem que Deus envia aos homens mediante os acontecimentos terrenos.

Daqui o convite final à Oração (v. 36): a Oração será o único instrumento através do qual os crentes poderão permanecer numa união de verdade e de misericórdia com esse Filho do Homem diante do qual, nesse dia, deverão comparecer.” (1)

Advento, Tempo de fecundar a semente da Palavra de Deus em nosso coração, que deve ser devidamente preparado, em sincera atitude de conversão, para que possamos acolher e celebrar Deus que Se fez criança e virá mais uma vez conosco caminhar.

Celebrar o Advento intensamente, sempre com matizes Pascais, vivendo o Mistério da Morte e Ressurreição, que pede nos pede renúncias, mudanças, desapegos, renovação do ânimo, do entusiasmo, da entrega nas mãos do Senhor, livre e decididamente.

É o Tempo sagrado, em que o tempo cronológico que temos deve ser bem vivido, com todas as suas provações, mas fazendo crescer e abundar a caridade de uns para com os outros (1Ts 3,12), isto é, tornar os nossos corações consagrados ao Amor.

Advento é Tempo de viver para o Amor, com o Amor, Jesus, e para os outros, para o verdadeiro encontro d’Ele, que habita dentro de cada um de nós, no mais íntimo de nós que possamos conceber; que Ele muito mais conhece do que possamos conhecer.

“Aclamemos no Mistério Aquele que vem. Ele veio um dia e virá de novo, fiel à Sua Palavra. Conscientes de que toda justiça e santidade nossas são dons d’Ele, digamos-lhe o Amém da fidelidade e do empenho em colaborar para o Seu Reino que cresce no mundo até à plenitude, e do qual a Mesa Eucarística é anúncio e realização sacramental.” (2)

Vigiemos, oremos, esperemos o Senhor, crescendo e transbordando no amor mútuo, fazendo progressos espirituais mais do que desejáveis, necessários!

Preparemos nosso coração, para que fecundem as sementes de paz que ricamente serão plantadas em cada Eucaristia que celebrarmos. Somente assim teremos verdadeiramente um Santo Natal.


(1) Leccionário Comentado - Volume Advento Natal - Editora Paulus - Lisboa - 2011 - pág. 52
(2) Missal Dominical - Editora Paulus - 1995 - pág. 58.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG