segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Advento: Amar na Esperança...

Advento: Amar na Esperança...
Será Natal para quem souber amar na esperança

A cada ano a Igreja propõe o tempo do Advento; uma frutuosa preparação da Celebração do Nascimento do Salvador. 

É sempre um convite a preparar os caminhos do Senhor para que Ele possa encontrar lugar em nosso coração, em nossas famílias, na Igreja e em todo lugar.

Todos somos convidados a intensificar gestos de amor na esperança. Advento é refundar a esperança Naquele que veio, vem e virá. Aquele que é Santo, digno de receber toda a honra, glória, poder e louvor.

Não há melhor modo de esperá-Lo do que amar na esperança.

Amar na esperança de que seremos mais humanos, mais fraternos, e que gestos de banalização e violação da vida não mais existirão, não se multiplicarão.

Amar na esperança de que nossas famílias tornar-se-ão espaço da convivência amorosa, do diálogo, acolhida, compreensão, amadurecimento, solidificação dos princípios que devem nortear nossa vida.

Amar na esperança de que nossos talentos, com sabedoria e vigilância, jamais serão enterrados por medo, covardia, indiferença, desânimo... Para além de todas as dificuldades serão multiplicados, partilhados, enriquecidos, amadurecidos, jamais retidos.

Amar na esperança de que a caridade fundamentará sempre a nossa vida, tornando-a fecunda, geradora de folhas, flores e frutos de um novo amanhecer.

Amar na esperança de que o Novo Reino, que suplicamos em cada Pai Nosso rezado, virá: Reino da Verdade e da Vida; Reino da Santidade e da Graça; Reino da Justiça, do Amor e da Paz… 

Esse é o verdadeiro Reino de Cristo que amando na esperança ansiamos, e nos comprometemos em realizar. Para além dos presépios que montamos; das árvores que enfeitamos, das luzes que acendemos.

Amar na esperança com menos invencionices e com mais gestos de amor. Advento que prepara o Natal em que o essencial já nos foi anunciado, mas que há muito a ser aprendido, muito mais para ser testemunhado: o essencial da fé que abraçamos, da esperança que carregamos, o Mandamento do Amor que ainda bastante não vivenciamos.

Amar na esperança de que quando a morte se nos apresentar, findarão as experiências humanas de amor ou ódio, de bondade ou malícia, de generosidade ou egoísmo. A eternidade depende de nossas escolhas: desespero e tristeza infinitas ou amor e alegria em plenitude.

Amemos na esperança de que a Novidade mais uma vez nos será trazida na grandeza de um menino: frágil, vulnerável as intempéries da vida, sem abrigo, digna moradia. 

Advento:  oferecer ao Menino Jesus a melhor moradia, o coração humano, para Ele se abrindo, sem demora, para que a Sua Luz infinita faça a escuridão de nossa vida clara como a luz do dia.

Amemos na esperança! 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG