quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Agraciados pelo Senhor para continuar Sua Missão

Agraciados pelo Senhor para continuar Sua Missão

No sábado da 28ª Semana do Tempo Comum (ano par), ouvimos a passagem da Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios (Ef 1,15-23), e refletimos sobre a missão da Igreja.

Como Igreja, é preciso assumir com coragem, no tempo presente, a missão por Deus a nós confiada: anunciar o Evangelho a todos os povos, empenhados, decididamente, no Projeto de Salvação Divina.

Da mesma forma, é preciso superar a passividade alienante: ir para o meio do mundo, como sal, luz e fermento; levar a humanidade a viver a comunhão querida por Deus, a fim de que todos sejamos um em Cristo Jesus.

O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios, refere-se à Comunidade como um corpo. Cristo é a cabeça e a Igreja é o corpo. Nisto consiste o “pleroma”, ou seja, na Igreja reside à plenitude, a totalidade de Cristo.

À Igreja nada falta para cumprir a missão universal de ser portadora da plenitude de Cristo, lugar onde Ele Se torna presente no mundo, e atrai a Si o universo inteiro, até que Ele “seja tudo em todos”.

A Ressurreição/Ascensão/Glorificação de Jesus é a garantia da nossa própria ressurreição/glorificação, por isto é preciso avançar no caminho superando as dificuldades.

Deste modo, a vida dos discípulos não está livre da desilusão, sofrimento, frustração... Mas está presente uma certeza que alimenta a coragem na missão - "Eu estarei convosco até o fim dos tempos" ((Mt 28,20).

Reflitamos:

- Tenho consciência da universalidade da missão?
- Como discípulo, procuro aprender, assimilar e viver os ensinamentos de Jesus para que a missão tenha crédito e seja uma luz para o mundo?

- Estou instalado, acomodado, de braços cruzados, ou fascinado por Cristo e pela missão confiada?

- Procuro a sabedoria e força do Espírito para corresponder à altura?
- Quais são os medos que temos a enfrentar no desempenhar na missão evangelizadora?
- Sentimos a presença do Ressuscitado em nossa missão?

- Temos sentimentos de gratidão pela confiança de Deus em nós depositada para levar adiante a missão?

Concluindo, no seguimento de Jesus, não podemos nos instalar. Ser cristão é ser pessoa do tempo, sem medo de novidades.  É ser alguém que deixou se levar pelo grande sopro do Espírito; é saber que pode contar com Ele na missão.

Como Igreja, assistida pelo Espírito, não meçamos esforços para encontrar Cristo, tanto na Palavra como na Eucaristia e nos demais Sacramentos, para que então renovados, revigorados, nos empenhemos apaixonadamente por Cristo na construção do Reino de Deus, em compromissos solidário e fraterno com nosso próximo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG