A fé no Ressuscitado é graça e missão
Uma breve reflexão sobre a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 24,35-48), proclamada na quinta-feira da oitava da Páscoa, na continuidade da manifestação do Senhor aos discípulos de Emaús.
A Ressurreição de Jesus não é uma ilusão, caso o fosse, nossa esperança seria vazia, ilusória, todas as nossas atividades vãs.
Porém, a Ressurreição de Jesus é a verdade fundamental e fundante de nossa vida cristã, e tudo ganha novo sentido a partir desta verdade, que cremos e testemunhamos com palavras e ações.
O Missal Cotidiano nos enriquece com este Comentário:
“A comunidade apostólica afirmou fortemente a ’realidade’ da Ressurreição de Jesus, a identidade e ao mesmo tempo a diversidade entre o Crucificado e o Ressuscitado... faz entrar a aparição de Jesus no esquema do encontro humano, sublinhando que Jesus está verdadeiramente vivo, porque os Apóstolos veem, O tocam, comem com Ele. Não é um fantasma”
Vive Aquele que foi Crucificado, e Se comunica com os Seus discípulos, pois possui plena liberdade de Se manifestar onde e a quem quiser.
O Ressuscitado é o mesmo de antes, dando-Se a ver, mostrando Suas mãos e pés, é o Seu ser total, absolutamente vivo, não mais sujeito aos condicionamentos e limites da existência tão apenas humana.
Esta fé no Ressuscitado, no entanto, torna-se missão - “A fé pascal iniciada para os discípulos no encontro com o Ressuscitado, é a fé que cada cristão deve continuamente amadurecer na sua vida”.
Deste modo, compreendemos a nossa missão de discípulos missionários do Senhor:
– “No Mistério da morte e Ressurreição, Jesus revelou-Se como o Messias, cumprimento da história da Salvação e mediador definitivo da Aliança divina para todos os homens. Se compreendermos isto, a nossa fé pode abri-se à tarefa do testemunho e da missão. Acolher Jesus ressuscitado como ‘Senhor de todos’ comporta testemunhá-Lo a todos os homens”
Portanto, crendo na vida nova do Ressuscitado, crendo em Sua Ressurreição, tornamo-nos alegres e convictas testemunhas d’Ele no mundo, empenhados na realização do Reino por Ele inaugurado, vivendo a cada dia nosso discipulado no mistério de renúncias e carregando a nossa cruz, iluminados por Sua Palavra e alimentados pelo Seu Corpo e Sangue. Amém. Aleluia! Aleluia!
(1) Lecionário Comentado – Volume Quaresma Páscoa – pág.347
(2) Idem – pág.387
(3) Idem – pág.388
Nenhum comentário:
Postar um comentário