Sejamos envolvidos nos sonhos de Deus
A passagem do Evangelho (Mt 1,18-24) nos fala do nascimento de Jesus, que nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
A figura de José é marcada, nesta passagem, pela fé e humildade. Ele soube manter a justa compostura em face do Mistério da Encarnação; abriu-se aos desígnios divinos, expressando sinceridade e abertura ao anúncio do Anjo.
Assim afirma o Missal Quotidiano, à luz desta atitude de José:
“Só quem está disposto à franca obediência a Deus, ouvirá sua Palavra e poderá colaborar em sua obra, porquanto só quem sabe ouvir sabe também obedecer. Quando a parte puramente humana faz silêncio, tem-se o coração aberto para ouvir e executar o querer divino”. (1)
José é modelo para nós de alguém que crê em Deus, e está sempre atento às Suas revelações, pronto a deixar-se envolver nos Seus sonhos.
Somente quem sabe ouvir, sabe obedecer. Assim foi José diante de Deus, assim também haveremos de ser sempre, para nos abrimos aos Mistérios dos desígnios divinos.
Um dos mais belos aprendizados a ser feito durante toda a vida: aprender a ouvir o Senhor, que nos fala, por vezes, na aparente ausência, e, sobretudo na ausência das palavras multiplicadas de nossa parte.
Silenciar-se diante de Deus para que Ele possa nos falar, afinal Ele é a Palavra, e tem a Palavra certa em todos os momentos de nossa vida.
Aprendamos com José a nos envolver nos sonhos e Projetos divinos, para que em nossa vida não se multipliquem pesadelos, fazendo ruir nossos projetos.
Coloquemos acima de tudo o querer de Deus a nosso respeito e o Projeto que Ele tem para cada um de nós a realizar.
Somente quando nos envolvemos nos sonhos de Deus, aprendemos o necessário silêncio para escutá-Lo, e nossa vida ganha cor, beleza, alegria e luz. Somente assim, poderemos sentir e celebrar o verdadeiro Natal do Senhor em nossa vida.
Concluamos com esta oração, por intercessão de São José, homem justo, temente e piedoso, que muito tem a nos ensinar:
Oremos:
"Deus Todo-Poderoso, que na aurora nos novos tempos confiastes a São José a guarda dos Mistérios da Salvação dos homens, concedei à Vossa Igreja, por Sua intercessão, a graça de os conservar fielmente e de os realizar até à sua plenitude. Por N.S. J. C. Amém.” (1)
(1) Missal Cotidiano - Editora Paulus - pág.79
(2) Oração da Coleta - Missa em louvor a São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário