“o segredo está em amplas e profundas
meditações sobre a Sagrada Escritura”
A Igreja celebra no dia 7 de dezembro a memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, nascido por volta do ano 340, um autêntico pastor da Igreja que teve que lutar corajosamente contra a desagregação da sociedade do seu tempo.
Lutou também contra o paganismo e o arianismo (teoria segundo a qual Jesus Cristo não era nem homem nem Deus, mas um ser intermediário que era superior aos homens e inferior ao Deus Pai).
O Missal Cotidiano assim nos apresenta: “Nascido de família romano cristã, e educado em Roma, tornou-se governador da Ligúria e Emília. Trazido a Milão para impedir tumultos entre católicos e arianos na eleição do novo bispo, foi imprevistamente aclamado bispo pelo povo”.
Embora catecúmeno, teve de aceitar, sendo Ordenado oito dias depois (08/12/374).
Foi um pai para os pobres e um grande benfeitor de todos os oprimidos. Conseguia ser enérgico, constante, e possuidor de vivo senso do que é prático e realizável, com raros dotes de administrador e homem de governo.
Sua atuação pastoral foi marcada por ideias claras, firmes e de retos objetivos, com bom senso aliado à marca de bondade e amabilidade.
Além de tudo isto, reformou a Liturgia que levou o seu nome: “ambrosiana”, e nos enriqueceu com hinos religiosos.
Consta ainda no “De officiis” (II, 136) uma corajosa afirmação e testemunho, como verdadeiro Apóstolo da caridade, pois todos recorriam a ele em qualquer necessidade, e chegou mesmo a vender vasos sagrados para o resgate de escravos – “Se a Igreja tem ouro, não é para guardá-lo, mas para dá-lo a quem dele necessita”.
Mas, chama atenção outro fato: Santo Agostinho o ouvia com entusiasmo, e foi por ele preparado à conversão e recebido na Igreja.
O Missal ainda nos diz qual o segredo da sua penetrante pregação: “o segredo está em amplas e profundas meditações sobre a Sagrada Escritura”.
Um bispo de grande zelo apostólico, serenidade, sabedoria, coragem, fé intrépida, viva e comprometida, espiritualidade profunda...
Trata-se de um exemplo de pastor que a Igreja nos apresenta, e o temos como modelo de fidelidade no seguimento do Senhor, e contar com sua intercessão na glória da eternidade, uma graça tão indizível Deus nos concede!
Oremos:
“Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica
e exemplo de intrépido pastor, despertai na Vossa Igreja
homens segundo o Vosso coração, que a governem
com força e sabedoria. Por N. S. J. C. Amém!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário