quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A solidez da Palavra Divina e a vida cristã (05/12)

                                                       

A solidez da Palavra Divina e a vida cristã

"Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,
é como um homem prudente, que construiu
sua casa sobre a rocha" (Mt 7,24)

Ouvimos na quinta-feira da 1ª Semana do Tempo do Advento a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 7,21.24-27) que nos ajuda a refletir sobre a edificação da vida cristã, na espera do Senhor que vem.

Tempo do Advento bem vivido, permitirá que o Natal seja para renovar nossos compromissos com o Verbo de Deus que vem ao nosso encontro, e somente O acolherá verdadeiramente quem o fizer no presépio montado no coração; quem não se deixar seduzir pela aparência do natal do consumo, das luzes artificiais tão provisórias e ilusórias.

A vida cristã é edificação de nossa vida sobre o fundamento que é o próprio Jesus, Sua Palavra e Projeto do Reino, do qual somos instrumentos.

Precisamos refletir e avaliar sobre o modo como edificamos a nossa vida; sobre a base em que construímos nossos projetos, que alavancam sonhos cultivados no mais profundo de nós, sempre regados pela graça da vigilância ativa e Oração.

Sonhos, utopias, desejos, metas, conquistas, novos horizontes... O Reino de Deus presente já em nosso meio, e ainda não plenamente. O novo céu e nova terra, a Jerusalém Celeste, sempre haverão de nos acompanhar, e se renovar.

É preciso pensar no juízo de Deus, que será como uma tempestade violenta que só deixará em pé as construções sólidas, as que estiverem fundadas, diz Jesus, sobre a Sua Palavra, sobre os valores por Ele propostos, sobre as Suas Bem-Aventuranças, um Projeto de vida e felicidade.

Não ficar submerso num verbalismo religioso, individual, comunitário ou até mesmo litúrgico, profundamente lamentável e abominável pelo Senhor, porque seria uma piedosa ilusão, sem visibilidade e concretização numa vida operosa e comprometida com a Boa Nova.

Construir nossa vida sobre a Rocha Consistente, que jamais será abalada, a Palavra de Deus que ouvimos, lemos, meditamos; Palavra que se faz Pão, Vida, Luz, Libertação, se vivida, garantia de salvação.  Ele a Rocha Consistente, nós uma pedra viva e preciosa aos Seus olhos.

Venham os ventos, as adversidades, as provações, as inquietações, as seduções, que aparentemente nos roubam forças e nos aniquilam, mas, Se com fé enfrentadas, com o Esplendor e Vigor da Palavra e da Eucaristia, nada ruirá, nada sucumbirá, porque Deus fala, promete e cumpre.

Somente n’Ele uma vida solidificada, as tramas da existência entrelaçadas; páginas do quotidiano com a Tinta do Amor do Santo Espírito escrita, é que alcançaremos o desejo universal inerente a todo ser humano: a felicidade, que somente na Divina Fonte da Felicidade encontraremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário