quinta-feira, 6 de junho de 2024

Não pequemos contra o amor de Deus

 


Não pequemos contra o amor de Deus

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de São Marcos (Mc 12,28b-34) sobre os inseparáveis mandamentos do amor (amor a Deus e ao próximo).

Sejamos enriquecidos pelo que nos diz o Catecismo da Igreja Católica (1).

A fé no amor de Deus implica o apelo e a obrigação de corresponder à caridade divina com um amor sincero, de tal modo que amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo por Ele e por causa d’Ele.

Apresenta cinco modos em que se peca contra o amor de Deus:

1º - a indiferença: negligência ou recusa a consideração da caridade divina, com o menosprezo da iniciativa de Deus em nos amar, negando a Sua força;

2º - a ingratidão: omite ou se recursa a reconhecer, por desleixo ou recusa formal, a caridade divina, não retribuindo amor com amor;

3º - a tibieza: hesitação ou negligência em corresponder ao amor divino, que pode implicar a recusa de se entregar ao dinamismo da caridade;

4º - a acídia ou preguiça espiritual: chega a recusar a alegria que vem de Deus e a ter horror ao bem divino;

5º - o ódio a Deus que nasce do orgulho: opõe-se ao amor de Deus, cuja bondade nega, e ousa amaldiçoá-lo como Aquele que proíbe o pecado e lhe inflige o castigo.

Urge que, como discípulos missionários do Senhor, façamos progressos contínuos na prática dos inseparáveis Mandamentos do Amor, amando como Jesus nos amou, como Ele mesmo nos ordenou – Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (cf. Jo 13,34).

Oremos:

Ó Deus, livrai-nos de toda indiferença, ingratidão ao Vosso infinito amor por nós.

Que jamais a preguiça, a tibieza e o ódio a Vós criem raízes em nós,

No seguimento do Vosso Filho e com o Espírito Santo, trilhemos o caminho que nos leva até vós, vivendo, incansavelmente o Mandamento do Amor. Amém. 

 

(1) Catecismo da Igreja Católica – parágrafos 2093-2094

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG