quinta-feira, 23 de novembro de 2023

“A missão dos cristãos na construção da paz”


“A missão dos cristãos na construção da paz”

A Constituição Pastoral “Gaudium et spes” sobre a Igreja no mundo de hoje, do Concílio Vaticano II (Séc. XX), nos parágrafos n.89-90, nos apresenta a missão dos cristãos, em todo o tempo, na construção da paz.

Bendito seja Deus por todos os cristãos, que contribuem para aliviar a maior parte do mundo, que se debate em tão grande penúria, nos quais vejamos o próprio Cristo, nestes, como que, em alta voz, clamando pela caridade de seus discípulos.

Bendito seja Deus por todos os cristãos que, de bom grado e de todo o coração, cooperam na construção de uma ordem internacional, em que sejam realmente observadas as liberdades legítimas e a amizade fraterna de todos.

Bendito seja Deus por todos os cristãos, que evitam dar escândalo aos homens: algumas nações, cujos cidadãos na maioria se gloriam do nome de cristãos, nadam na abundância de bens, enquanto outras se veem despojadas do necessário à vida e são torturadas pela fome, doenças e toda a espécie de misérias.

Bendito seja Deus por todos os cristãos, que vivem o espírito de pobreza e caridade, pois consiste na glória e o testemunho da Igreja de Cristo, e merecem todo o louvor e apoio, sobretudo os jovens, que se oferecem espontaneamente para prestar auxílio ao próximo e a todos os povos.

Bendito seja Deus por todos os cristãos, animados pela Palavra e pelo exemplo dos bispos, aliviam, na medida de suas forças, a miséria dos tempos atuais, e isto, como era costume antigo da Igreja, não só com o supérfluo, mas também com o essencial.

Bendito seja Deus por todas as organizações nas dioceses, nas nações e no plano mundial, em ação conjugada, sempre que pareça oportuno, de católicos com os outros irmãos cristãos que vivem e promovem o espírito de caridade, que longe de proibir o exercício previdente e ordenado da ação social e caritativa, antes o impõe.
Bendito seja Deus pela Igreja, quando todos os fiéis se tornam cônscios de suas responsabilidades humana e cristã, e se esforçam, no próprio âmbito de sua vida, por despertar a vontade de cooperar com a comunidade internacional.

Bendito seja Deus pela Igreja, cooperando com todos e estimulando, seja pelas instituições públicas, seja pela sincera e total colaboração de todos os cristãos, unicamente inspirada pelo desejo de servir.

Bendito seja Deus pelos institutos idôneos, que devidamente preparados, pretendem dedicar-se ao serviço das nações em vias de desenvolvimento.

Bendito seja Deus pela Igreja, que se empenha na formação e cuidado especial da formação tanto religiosa, quanto a civil, dos jovens.

Bendito seja Deus por todos os fiéis católicos, que procuram bem cumprir sua missão na comunidade internacional, com ativa e positiva colaboração com os irmãos separados, para que professem juntos a mesma caridade evangélica, bem como com os homens sedentos de paz verdadeira.

“Pai Nosso que estais nos céus...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG